Secretaria da Saúde realiza testes rápidos para HIV na Praça XV

 

A equipe do Programa Municipal de DST/Aids/Tuberculose/Hepatites Virais, juntamente com o Dr. Móvel, realizará testes rápidos na Praça XV de Novembro, região central da cidade, neste sábado dia 26, das 9h às 14h. A ação faz parte da Campanha Fique Sabendo 2016, que tem por objetivo ampliar o acesso aos testes de HIV e Sífilis, realizar diagnóstico precoce, levando os exames para perto das pessoas, oferecer à população sexualmente ativa e que nunca realizou teste na vida, acessar e sensibilizar populações mais vulneráveis, tratar os usuários diagnosticados com sífilis e encaminhar para tratamento todos os usuários diagnosticados com HIV. 

A campanha teve início na quinta-feira, dia 24 e, até o próximo dia 1º de dezembro as unidades de saúde da rede municipal de Ribeirão Preto intensificarão a realização de testes para detecção do HIV e da sífilis e realizarão atividades educativas e de prevenção para a população, incluindo ações dentro e fora das unidades.

Este ano o teste a ser utilizado nestas atividades será o de Fluído Oral, com comprovada eficácia e que não utiliza o sangue na sua primeira amostra.

Essa campanha é uma importante estratégia no enfrentamento do diagnóstico tardio. No Estado de São Paulo, de cada 100 portadores do HIV acolhidos nos serviços de saúde, 42 chegam com a imunidade já comprometida. Essa situação também se repete em Ribeirão Preto, sendo este um dos fatores causadores do elevado número de óbitos relacionados com a Aids. Quando o diagnóstico é feito precocemente, o tratamento melhora a qualidade de vida do indivíduo, diminuindo consideravelmente a mortalidade.

Já a preocupação com a sífilis se justifica por ser uma das maiores causas de aborto em gestantes e de sequelas no recém-nascido. Além disso, no adulto ela pode causar, a longo prazo, danos severos no sistema neurológico.

Assim, toda a população sexualmente ativa que nunca se testou ou que teve relacionamento sexual desprotegido, deve procurar as Unidades Básicas de Saúde de Ribeirão Preto para a realização dos testes do HIV e sífilis.

A mobilização para o Dia Mundial de Luta contra a Aids conta também com a parceria de empresas, universidades e ONGs que estarão promovendo ações educativas junto aos seus colaboradores.

No dia 1º de dezembro haverá outra ação na Praça XV de Novembro, das 13h30 às 16h, com orientação e distribuição de insumos de prevenção, a partir das 9 horas.

 

Enfoque Ribeirão
E-mail - enfoqueribeiraodigital@hotmail.com -
(16) 99232 7258 - 3235.0865