Opinião


Ségio Roxo da Fonseca
O SANTO APLICATIVO

Dizem os estudiosos que os homens reconstruíram o mundo da natureza criando palavras para batizar pessoas e objetos. Antes das palavras, comunicavam-se com enorme dificuldade e reconhecida pobreza, pois estavam próximos dos animais inferiores.
O Orosimbo matutava sobre isso enquanto vinha da Cotiara para São Paulo. Pressentia que o seu mundo era cercado pelas palavras ditas, não ditas, mas pensadas. Ao descer do ônibus, o embalo semântico foi abandonado na rodoviária.
Qual a condução a tomar para chegar à Sé? Imediatamente alguém lhe disse que a chave da questão estava no aplicativo. E onde está o aplicativo? O aplicativo é um ser que está em todas as partes e não está em nenhuma delas. O tal aplicativo é hoje a entidade divinizada que abre tanto as portas celestiais como os abismos para as caldeiras infernais de Lucifer. Pobre daquele que não obedecer às suas ordens. As ordens do aplicativo, dono do passado, do presente e do futuro.
Por não encontrar o aplicativo, o Orosimbo pediu socorro. Um vigilante levou-o até a entrada do metrô que, muito antes do aplicativo, era conhecido pelos homens pelo aristocrático nome de metropolitano. Os homens trocam de nome como trocam a camisa suja.
Ao chegar à Sé, necessitou encontrar o rumo da Loja dos Quatro Quatrocentos. Onde fica a loja dos Quatro Quatrocentos? Meu amigo, já nem sei mais se a Quatro Quatrocentos ainda existe! Melhor consultar o aplicativo que é a única voz que reconhece não somente se existem ou não existem as pessoas e as coisas, como também revela onde se encontram neste mundo velho e sem porteira.
O Orosimbo encontrou, depois de muito andar, a loja dos Quatro Quatrocentos, fez o que tinha que fazer e voltou para a Cotiara, onde foi recebido com uma notícia extraordinária: sua esposa estava grávida.
- Qual o nome do nosso filho? Foi a pergunta que lhe foi lançada.
- O nome será Aplicativo, se for homem, e, Aplicativa, se mulher. Esse tal Aplicativo, explicou, é o santo dos santos, resolve todos os problemas do nosso pobre mundo. Sem ele, os caminhos serão descaminhos, os mistérios serão abissais, a vida será a morte, o sul estará no norte. Esse tal Aplicativo é o mais novo Santo. O Santo Aplicativo.

Sérgio Roxo da Fonseca - Professor das Faculdades de Direito UESP/Franca e COC/Ribeirão - roxofonseca@gmail.com


Enfoque Ribeirão
E-mail - enfoqueribeião@hotmail.com -
(16) 91379777 -3235.0865