Opinião


Roberto P.O.

O Natal do Dia a Dia

Muitos homens se destacaram no decorrer da história da humanidade por suas filosofias.  Zoroastro na Persa (1750AC), com uma filosofia muito parecida com o que seria mais tarde, o cristianismo, Lao tsé na China (750 AC), dando os pilares do taoísmo, Sidarta Gautama, Buda na Índia (600 AC), tendo como idéia central, o caminho do meio, ou seja, a conduta retilínea, o equilíbrio.

Através da conduta ética, da moral, da justiça, do respeito à natureza, estes homens tornaram-se exemplos para a humanidade. Entre eles há um que se destacou entre o povo ocidental: Jesus.

 Jesus nasceu em Belém, uma pequena cidade da Galiléia há 2009 anos, filho de José (carpinteiro) e Maria, ambos judeus. Foi neste cenário humilde que Ele passou a infância juntamente com a família, e surpreendeu o mundo com Sua conduta ética e moral, que viria influenciar grande parte da humanidade, principalmente a ocidental.

No Natal comemoramos o seu nascimento. È tradição trocarmos nesta data presentes e aproximarmos um dos outro através da ceai, relembrando Seus últimos momentos reunido com os apóstolos. Mudamos nossas atitudes nesta época, ficamos mais tolerantes, repartimos nossas emoções, nosso pão, aceitamos os desiguais, os menos favorecidos, perdoamos nossos desafetos, em fim, nos tornamos mais humanos.

Podemos notar esta mudança em todos os locais que vamos. As ruas tornam-se coloridas, as noites iluminadas com milhares de luzes multicores, as casas ficam mais alegres com árvores enfeitadas, guirlandas nas portas, e como não podia faltar, a figura característica de Papai Noel com sua roupa vermelha e seu semblante inocente e alegre, também é presença obrigatória.

Muitos no Natal, vão aos asilos confortar os velhinhos abandonados, outros aos presídios, hospitais, lares de crianças abandonadas, tudo com o espírito solidário do Natal, mostrado por aquele homem luminoso, há mais de dois milênios.

É visível a transformação nos semblantes das pessoas. A alegria, o sorriso, a delicadeza, o lume nos olhos. A cada atitude, é possível notar esta mudança extraordinária, mágica mesmo. Nas filas dos ônibus, bancos, nos supermercados, padarias, cinemas, teatros, até mesmo no trânsito que no dia a dia é deveras agressivo como todos sabemos, se torna mais calmo e tranqüilo.

As pessoas param seus veículos, para uma idosa atravessar a rua, no ônibus alguém sede lugar a uma gestante, ou ajudam uma família necessitada. É realmente impressionante a transformação das pessoas nesta época natalina. Somos contagiados pelas idéias deste homem chamado Jesus, que há milênios através de Seus ensinamentos e conduta faz explodir nas mentes e corações, o verdadeiro sentido para nossas vidas.

Se é possível esta transformação profunda em cada um de nós ao comemorarmos o Seu aniversário, se temos a capacidade de encontrar em nossos corações estes sentimentos nobres, como o desprendimento, a caridade, o perdão, o respeito ao próximo, isso nos mostra que podemos definitivamente nos transformar e sermos mais humanos, não só no dia do nascimento de Jesus, mas comemorarmos o Natal no dia a dia.

Feliz Natal para todos

Roberto P.O.


Enfoque Ribeirão
E-mail - enfoqueribeiraodigital@hotmail.com -
(16) 992327258 - 3235.0865