Opinião


Brasil Salomão
IGREJA, PROFESSOR, ÉTICA

Desnecessário lembrar que a ética é universal e eterna!  Há, todavia, 2 instantes em que IGREJAS têm uma visão “interessante” sobre a ÉTICA, e, há professores que, com naturalidade exercitam a ÉTICA e marcam seus alunos, aqui sim, pela eternidade.
            Começamos pela Igreja. Na obra INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA, de Peter Buerger, há um capítulo denominado COMO TRAPACEAR E SE MANTER ÉTICO AO MESMO TEMPO. De forma abreviada, o transcrevo de maneira informal. “Havia numa cidade dos Estados Unidos uma Igreja Batista. Como se sabe é um ramo do cristianismo muito rigoroso nos seus princípios éticos. Havia na mesma cidade uma fábrica de cerveja que, para a Igreja Batista era a vanguarda de Satanás. O pastor não poupava a empresa nas suas pregações...Aconteceu, entretanto, que por razões pouco esclarecidas, a fábrica fez uma doação 500  mil dólares para a Igreja.Foi um auê! Os membros mais ortodoxos foram unânimes em denunciar aquela quantia como “dinheiro do Diabo”, e, que não poderia ser aceito. Mas (sempre tem um mas), passada a exaltação dos primeiros dias, acalmados os ânimos, os mais ponderados começaram a analisar os benefícios que aquele dinheiro poderia trazer: uma pintura nova para a igreja, um órgão de tubos, jardins mais bonitos, um salão social, etc. Reuniu-se a Igreja, em assembléia, para a decisão democrática. Depois de muita discussão registrou-se a decisão no livro de atas: ‘ A IGREJA BATISTA BETEL RESOLVE ACEITAR A OFERTA DE 500 MIL DÓLARES FEITA PELA CERVEJARIA NA FIRME CONVICÇÃO DE QUE O DIABO FICARÁ FURIOSO QUANDO SOUBER QUE O SEU DINHEIRO FOI USADO PARA A GLÓRIA DE DEUS ‘.
            Diferentemente, sem qualquer engodo, o Professor RUBEN CIONE, durante uma audiência, no Fórum de Ribeirão Preto, ensinou a todos os presentes, o que é, efetivamente, ser ético.


Brasil PP Salomão - adv  <brasil@brasilsalomao.com.br


Enfoque Ribeirão
E-mail - enfoqueribeião@hotmail.com -
(16) 91379777 -3235.0865