Prefeitura abre licitação para construir pista de Skate

Janeiro 20120 - A prefeitura de Ribeirão Preto divulgou no Diário Oficial do Município de terça-feira, dia 21 de janeiro, a abertura de processo licitatório para construir a pista de Skate dentro do parque Maurílio Biagi.


O investimento será de R$ 2.214.907,63. O projeto, desenvolvido pelo presidente da Confederação Brasileira de Skate, Bob Burnquist, que é 10 vezes campeão mundial, sete vezes eleito o melhor skatista do ano e maior medalhista dos X Games com 30 medalhas, irá reunir em um espaço comum várias modalidades do esporte.


Com quase quatro mil metros quadrados de área, o local terá arquibancada, espaço para juízes e atletas, além de toda a infraestrutura que a atividade necessita, tornando-se uma das mais completas pistas de Skate do Brasil.


Para o secretário de Esportes de Ribeirão Preto, o projeto coloca a cidade no cenário esportivo internacional. “Além de trazer campeonatos nacionais e internacionais, a pista terá uma estrutura de alto nível para o desenvolvimento das atividades de iniciação e aperfeiçoamento da modalidade que estreia neste ano nos Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão. Essa pista será um marco na história da nossa cidade e do esporte de Ribeirão Preto”, disse.

“O que atrai grandes campeonatos de Skate é um grande equipamento, uma boa pista. Eu montei esse projeto com o maior carinho e é um dos melhores que já desenvolvi. Por isso, a pista será uma das mais completas do país”, afirmou Bob Burnquist durante o evento de apresentação da pista.


O Skate estreia este ano nos Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão. O Brasil disputa 12 vagas olímpicas: três para cada modalidade (Park e Street) e três por gênero (masculino e feminino).


Todas as informações sobre o processo licitatório pode ser consultado no site da Prefeitura, com data limite para a entrega dos envelopes no dia 10 de fevereiro, às 8h30. A abertura será no mesmo dia, às 9h.

 

Pista Nova
Em dezembro de 2019, a Secretaria de Esportes entregou uma pista de Skate, que faz parte do programa “100% Esportes para Todos” do Governo do Estado de São Paulo, no bairro Jardim Independência. O valor investido pelo Estado, com a contrapartida da prefeitura, foi de R$ 102.674,36.

O programa “100% Esporte para Todos” foca na transformação de uma sociedade mais saudável, ativa e participativa, atendendo a demanda por equipamentos esportivos que tenham a facilidade de receber diversos tipos de eventos, sem gerar maiores custos de manutenção


Novo ponto de ônibus será implantado na região Central

Janeiro 2020 - A partir deste domingo, 26 de janeiro, seis linhas do transporte coletivo urbano de Ribeirão Preto passarão a atender em novo ponto de ônibus que será implantado na rua Mariana Junqueira próximo ao cruzamento com a rua Cerqueira César, na região Central.


Com a adequação, o ponto nº 1 (rua Visconde de Inhaúma com a rua Duque de Caxias) e o ponto nº 3669 (rua Duque de Caxias com a rua Tibiriçá) serão desativados também no domingo.


O novo ponto atenderá os usuários das linhas 110 – Quintino I, 210 – Simioni, 211 – Expresso Simioni, 301 – Avelino Palma, 311 – Expresso Avelino e 401 – Vila Carvalho. Todas essas linhas terão parada de referência para controle de horário no novo ponto.


A implantação do novo ponto faz parte da adequação da distribuição das linhas de ônibus pelos pontos do Centro da cidade proporcionando mais equitatividade e melhores condições de conforto e segurança aos usuários.

 

Confira abaixo como ficarão as linhas com a adequação:

 

210 – Simioni, 401 – Vila Carvalho E 211 – Expresso Simioni: As referidas linhas deixarão de atender no ponto de parada situado à rua Duque de Caxias e passarão a cumprir referência de horários em novo ponto de parada à rua Mariana Junqueira, junto à rua Cerqueira César, percorrendo para tanto o seguinte itinerário:    

Normal até a avenida Dr. Francisco Junqueira, seguindo pelas ruas Visconde de Inhaúma, Mariana Junqueira, Cerqueira César, Duque de Caxias, retomando aí seu itinerário normal.


210 – Simioni, 211 – Expresso Simioni, 311 – Expresso Avelino e 401 – Vila Carvalho: Passarão a fazer parada no ponto nº 335, situado à rua Tibiriçá, entre as ruas Duque de Caxias e Mariana Junqueira, enquanto as linhas 308 – Marincek, 608 – Jardim Amália e 680 – Jardim Orestes Lopes farão parada no Ponto nº 2, situado à rua Tibiriçá entre as ruas Mariana Junqueira e Visconde do Rio Branco.    
 
210 – Simioni e 401 – Vila Carvalho:
Deixarão de atender no ponto de parada situado à rua Duque de Caxias, defronte à praça Carlos Gomes

 

788 – Expresso Heitor Rigon: Passará a fazer parada no ponto nº 332 (rua Duque de Caxias), juntamente com a linha 708 – Jardim Heitor Rigon.


Infraestrutura realizou limpezas em bocas de lobo no bairro Antônio Palocci

Janeiro/20120 - Nesta sexta-feira, 10, as equipes da Secretaria de Infraestrutura, responsáveis pela limpeza em bocas de lobo, realizaram os serviços no bairro Antônio Palocci, na rua Calil Jorge Neme. 

 

A via também recebeu outra benfeitoria: o tapa-buracos. Além de percorrer a região Norte, a operação atendeu também a rua Professor Dr. Nassim Iazigi e as avenidas Luiz Galvão César e Ubirajara Souza Roxo. 

 

Os serviços de reparos em galerias de águas pluviais continuaram na rua Marcondes Salgado, que recebe a zeladoria desde o início dessa semana.


Daerp implanta registro em adutora no Ipiranga para melhorar o abastecimento

Janeiro/20120 - As equipes de extensão de rede do Daerp, realizaram nesta quinta-feira, 09, a implantação de um registro em uma adutora de 250 milímetros na rua General Câmara, no Jardim Presidente Dutra, zona Norte de Ribeirão Preto. O objetivo da colocação do registro é melhorar a pressão e o abastecimento no alto do Ipiranga. 


Segundo explicou o engenheiro do Daerp, João Batista Fincoti, o registro foi implantado em uma adutora de 250 milímetros que leva água do reservatório da rua Maranhão, no Ipiranga, até o Jardim Jandaia.


A obra foi executada na altura do número 3.000, da rua General Câmara, no Jardim Presidente Dutra e tem como principal objetivo aumentar a pressão e melhorar o abastecimento no trecho entre a rua Rio Paraguaçú e avenida Rio Pardo.


Este trabalho faz parte das ações que o Daerp iniciou em agosto de 2019 na região para melhorar o abastecimento e acabar com as intermitências existentes em alguns pontos do bairro. 


Com a instalação do registro foi implantada uma pequena setorização na região permitindo que a água produzida na região do Alto do Ipiranga abasteça apenas aquela região. Já a região do Jardim Presidente Dutra ficará sendo abastecida por outro sistema. “Estamos implantando esta pequena setorização com o objetivo de melhorar a qualidade do abastecimento na região”, afirmou o engenheiro. 

Ações no Ipiranga
A implantação deste registro é a complementação das ações iniciadas pelo Daerp em agosto do ano passado na região do Ipiranga, Alto do Ipiranga e Sumarezinho, onde foi realizada a limpeza e cadastro de dezenas de registros, a substituição de 24 registros com defeitos e a localização de outros 11 que não constavam nos cadastros.


Também foi ampliada a oferta de água em 160 mil litros por hora na região. São medidas tomadas pela atual Diretoria do Daerp para resolver um problema que durava mais de 40 anos naquela região da cidade. 

 

Transerp altera plano de circulação viária na avenida Nove de Julho a partir de segunda-feira

Modificação tem como objetivo garantir melhores condições de fluidez na região

Janeiro/20120 - Com andamentos dos serviços na readequação da praça Hélio Smidt, do Programa Ribeirão Mobilidade, a Transerp divulga novo plano de circulação viária para a região levando-se em consideração o fechamento do cruzamento da avenida Nove de Julho com a avenida Portugal, sentido região Central, que ocorrerá em meados da próxima semana.


Assim, a fim de garantir a fluidez necessária para o trânsito, a Transerp inverterá, a partir da próxima segunda-feira (13), o sentido de direção da rua Marechal Rondon, no trecho entre a avenida Nove de Julho até a rua Dr. Soares Romeu, no Jardim América, na região Sul. Com a modificação, a rua Marechal Rondon passará a ser mão única da rua Bernadino de Campos até a rua Soares Romeu. Além disto, para garantir a segurança necessária, neste cruzamento começará a funcionar um novo semáforo.


Outra modificação no plano de circulação viária na região será a implantação de mão de dupla direção na rua João Godoy, entre a rua João Penteado e praça Cornélio Pires.


Assim, com o fechamento do cruzamento da avenida Nove de Julho com a avenida Portugal na próxima semana, condutores que venham por esta última, no sentido da região Sul, deverão obrigatoriamente entrar à direita na rua Quintino Bocaiuva, virar à esquerda na rua Marechal Rondon, aguardar o semáforo, e voltar pela avenida Nove de Julho ou seguir em frente até a rua João Penteado e acessar a avenida Antônio Diederichsen.


Condutores que venham da avenida Costábile Romano ou avenida Nove de Julho, sentido região Central, poderão utilizar a nova pista da avenida Antônio Diederichsen até acessar a avenida Presidente Vargas ou virar à direita na rua Dr. Soares Romeo, utilizando a rua Altino Arantes para voltar para a avenida Nove de Julho, ou acessar a avenida Portugal e virar a esquerda na rua Rui Barbosa, ou seguir em frente até chegar na Florêncio de Abreu.


 “Essas alterações diminuirão os conflitos veiculares e garantirão mais segurança para os pedestres na travessia das ruas, além de contribuir para a melhor fluidez e segurança do trânsito local com o andamento das obras do Programa Ribeirão Mobilidade na praça Hélio Smidt”, afirma o superintendente da Transerp, Antônio Carlos de Oliveira JR.

 


Secretaria atua pela valorização da Cultura em RP

Janeiro/2020 - A atuação da Secretaria Municipal da Cultura se pauta em quatro eixos de trabalho, valorização e preservação: formação, fomento, difusão e patrimônio. Neste triênio, realizou e apoiou os eventos do calendário oficial do município, com maciça participação popular. Em 2019, Encontro Nacional de Folia de Reis, Carnaval com desfiles de blocos, afoxés e maracatus, Caminhada do Calvário, Feira Nacional do Livro, Arraiá de Solidariedade, FestItália, Parada LGBT, Romaria de Nossa Senhora Aparecida e outros, contabilizaram 406.653 participantes.


A disponibilização contínua de oficinas culturais envolve os cinco centros culturais, Escola de Arte do Bosque e Casa da Cultura. Muitas destas oficinas são possíveis graças a parcerias consolidadas com Projeto Guri, Academia Livre de Música e Arte, Origem Produções, Poiesis e Governo do Estado. Em 2019, foram 3.352 oficinas para diversas faixas etárias. O público total foi de 109.299 participantes. Já nas 661 atividades de difusão cultural, foi registrado um público de 11.687 pessoas.


    O Teatro Municipal está em constante manutenção e melhorias, reforma dos camarins, adequações solicitadas pelos bombeiros, troca do tablado do palco e, recentemente, a substituição das 515 cadeiras. Manutenção de calhas, adequação elétrica, troca de cortinas, ares condicionados, som e iluminação encontram-se programados para o próximo semestre. O Teatro de Arena, que já possui projeto para restauro, encontra-se com documentação pendente na Caixa para abertura de processo licitatório para execução da obra. A Seção de Teatros recebe propostas, via editais semestrais, para compor sua agenda. De 2017 a 2019, recebeu 635 produções artísticas. Teatro, humor, dança e música reuniram 158.008 pessoas.


O Museu de Arte de Ribeirão Preto “Pedro Manuel-Gismondi” há 26 anos desenvolve um trabalho na formação de público, através de programação dinâmica, com a realização de exposições temporárias de arte contemporânea e as edições do SARP. O constante trabalho de higienização e restauração dos acervos do Complexo dos Museus culminou com o restauro de 86 obras, via ProAC, e a promoção de exposições em parceria com o RibeirãoShopping, atualmente, “Filhos do Café”. Em 5 de agosto, foi designada nova sede do Museu de Imagem e Som de Ribeirão Preto “José da Silva Bueno”, no imóvel tombado da Casa de Câmara e Cadeia.


Os destaques de 2019 são a atuação junto aos movimentos da sociedade civil no projeto piloto Ruas Abertas; a celebração dos 163 anos de Ribeirão Preto marcado por diversas atividades no Morro de São Bento em parceria com o Sesc Ribeirão Preto, que resultou na grafitagem do “Muro Tatuado”, hoje ponto turístico da cidade; a 14ª Jornada Municipal do Patrimônio e Encontro da Região Metropolitana reuniu autoridades políticas, pesquisadores e profissionais da área de preservação do patrimônio cultural; os projetos de incentivo à leitura, “Viajando com as Histórias” e “Livro, Livre, Leve e Solto” nos parques municipais, Casa da Cultura e escolas municipais; e a ativação do primeiro parklet da cidade, através do projeto “Cidade Criativa”, do Instituto Vedacit e escritório de arquitetura Maloca Querida.


Com a concretização dessas ações, a SMC, com o apoio da iniciativa privada, pretende viabilizar as soluções necessárias para a restauração dos museus e otimização do Arquivo Histórico, dando, também, continuidade ao trabalho de elaboração de políticas públicas para todas as demandas culturais, fomento e difusão.