Ribeirão Preto, SP, registra 241 casos de Covid-19 e seis mortes

Setembro/2020 - Ribeirão Preto (SP) totaliza 25.012 infecções por Covid-19 e 682 mortes após a confirmação de 241 novos casos e mais seis óbitos em boletim divulgado na tarde desta sexta-feira (18) pela Secretaria Municipal de Saúde.

As novas mortes foram registradas entre os dias 14 e 17 de setembro. Os pacientes são quatro homens e duas mulheres, com idade entre 69 e 92 anos. Dois deles tinham histórico de comorbidades e outros três estão investigação. Todos estavam internados.

Ainda segundo os dados da Prefeitura, Ribeirão Preto registrou mais 522 suspeitas do novo coronavírus, e o total desde março é de 56.562 notificações. Destas, 29.522 foram descartadas, sendo 136 só nesta sexta-feira. Outras 2.208 pessoas aguardam o resultado dos exames.

Do total de casos confirmados, 22.730 apresentaram sintomas de gripe e 2.282 tiveram síndrome respiratória aguda grave (SRAG).

 


Justiça suspende reabertura das escolas particulares em Ribeirão

Setembro/2020 - A Justiça suspendeu nesta sexta-feira (18) a reabertura das escolas particulares em Ribeirão Preto (SP), prevista para acontecer a partir de segunda-feira (21). A decisão da 1ª Vara da Fazenda Pública atende a um pedido do Ministério Público (MP).

A Promotoria alega que a Prefeitura desrespeitou o prazo estabelecido pelo Plano SP de permanência de 28 dias na fase amarela para a retomada das atividades na educação básica (infantil, fundamental e médio). Segundo o MP, a antecipação poderia colocar em risco a saúde de estudantes, funcionários e famílias por causa da pandemia do novo coronavírus.

Em nota, a Prefeitura informou que não foi notificada sobre a decisão. Fonte:G1

 


Brasil esvazia estoques de alimentos e perde ferramenta para segurar preços.

Setembro/2020 - Em uma década, os estoques públicos de alimentos tiveram uma redução de 96% na média anual, considerando seis diferentes tipos de grãos. Vilão da cesta básica devido ao alto preço, o arroz está entre os que mais puxaram a queda na armazenagem. Outros dois produtos estão com os estoques zerados. Considerado item indispensável na mesa do brasileiro, o feijão sumiu dos estoques públicos há mais de três anos. Já a soja, um dos principais produtos do país, não é armazenada desde 2013.

Oito agências da Caixa abrem neste sábado

Setembro/20120 - Oito agências da Caixa abrem neste sábado (5) na região de Ribeirão Preto (SP) das 8h às 12h. Serão atendidos somente os beneficiários do Auxílio Emergencial e do FGTS Emergencial que optaram por realizar os saques em dinheiro.

Moradores que nasceram entre janeiro e setembro poderão sacar o benefício do auxílio, enquanto os nascidos entre janeiro e abril poderão resgatar o FGTS.

 


Incêndio fecha Rodovia Anhanguera

Agosto/2020 - Rodovia Anhanguera (SP-330), em Sales Oliveira (SP), ficou fechado nos dois sentidos por cerca de quatro horas na tarde desta quarta-feira (19). A interdição ocorreu por conta de um incêndio em um canavial


Vem frio: Brasil tem aviso de queda brusca de temperatura

Agosto/2020 - Os principais canais que acompanham o tempo emitiram, no início da tarde desta terça-feira (18), um alerta de queda brusca de temperatura para o Brasil.

Segundo o Climatempo, "será a frente fria frozen do Inverno de 2020, a mais forte deste ano". Já o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um "alerta de declínio acentuado de temperatura".

Em Ribeirão Preto, segundo os modelos de previsões, o calor vai embora na sexta-feira (21), quando a máxima fica em apenas 21ºC. Há possibilidade de chuva fraca.

Essa massa de ar frio fica na região de Ribeirão Preto durante todo o final de semana e o termômetro pode marcar a mínima de 9ºC na madrugada do sábado (22), com a possibilidade de garoa. 

De acordo com Inmet, esse declínio de temperatura atinge mais forte a região Sul, onde há possibilidade de nevar (serras gaúchas e catarinenses).

fonte: ACidadeON/Ribeirao



Atividades não essenciais seguem suspensas em RP pelos próximos 15 dias

Julho/2020 - A prefeitura de Ribeirão Preto publicou nesta sexta-feira, 24 de julho, o Decreto nº 170, prorrogando a suspensão das atividades não essenciais na cidade com o objetivo de evitar a propagação do novo coronavírus. O município continua na fase vermelha do Plano São Paulo e a prefeitura segue trabalhando para ampliar o número de leitos de UTI, de respiradores e a testagem da população para o enfretamento da COVID-19.


Publicado no Diário Oficial do Município, o Decreto nº 170 estende até o dia 2 de agosto o prazo que venceria no próximo dia 26 de julho. “Entendo que muitos estão apreensivos, nervosos, preocupados, passando por dificuldades financeiras neste momento em que o comércio, bares, restaurantes estão fechados. Peço a vocês paciência para atravessarmos esta etapa que não tem sido fácil para ninguém. Para que a economia volte, vamos nos unir nestes dias, para que o vírus, que não tem remédio, não tem vacina, pare de circular com tanta intensidade em nossa cidade”, declarou o prefeito Duarte Nogueira em transmissão ao vivo pelas redes sociais.


“Vamos, cada um de nós, fazer a parte que nos cabe. Nós, aqui na prefeitura, estamos fazendo nossa parte, garantindo mais leitos, respiradores, ampliando a testagem para maior controle da doença. Vocês que estão em casa, estão fazendo a parte de vocês. Aqueles que se protegem, ao sair de máscara estão fazendo a parte deles. Só assim conseguiremos retomar as atividades com segurança”, afirmou o chefe do Executivo.


O boletim epidemiológico desta sexta-feira (24) aponta para o registro de 11.963 casos confirmados de COVID-19 (acréscimo de 283 novos casos) e 319 óbitos (acréscimo de nove mortes). A taxa de letalidade é de letalidade 2,7%.

De acordo com os dados apresentados pela DRS XIII (Divisão Regional de Saúde), que contempla Ribeirão Preto e mais 25 municípios, a região só não avançou de fase no Plano São Paulo pelo indicador referente ao número de leitos livres.


De acordo com o plano, a média de leitos ocupados dos últimos sete dias ficou em 91,4%. Já os indicadores como o número de leitos para cada 100 mil habitantes e a variação do número de casos, alcançaram a cor verde. Os indicadores da evolução da epidemia, como a variação de internações, ficou em 0,99, portanto, na faixa amarela, e a variação de óbitos em 1,10, na faixa laranja.


“Esses números representam que há um controle da epidemia na região, especialmente em Ribeirão Preto, não só pelos investimentos na área da saúde pública, como pelos excelentes profissionais da saúde que a cidade e, também, maior conscientização da população nas medidas de prevenção da doença”, acrescentou o chefe do Executivo.


Dados da plataforma LeitosCovid.org (https://leitoscovid.org/sp/ribeirao-preto), que atualiza informações sobre as internações pelo novo coronavírus na cidade em tempo real, a taxa de ocupação de leitos de UTI por COVID-19 ficou em 87,75% no final da tarde desta sexta-feira, enquanto a ocupação de leitos de enfermaria ficou em 82,40%.


“A partir desta semana, o Hospital Santa Lydia, que recebeu ontem mais cinco novos respiradores para incrementar a estrutura de Terapia Intensiva, atenderá exclusivamente pacientes infectados pelo novo coronavírus”, concluiu Nogueira.


Daerp realiza reparo em interceptor na avenida Francisco Junqueira

Julho/2020 - O Daerp realizou, neste final de semana, o reparo de um trecho do interceptor do córrego Retiro Saudoso, junto à avenida Francisco Junqueira. Foram substituídos cerca de cinco metros de um interceptor com diâmetro de 600 milímetros que estava com problemas.


A obra foi realizada na sexta-feira (10) e no sábado (11). Segundo Ednilson Mendes Pereira, chefe de divisão de Operação de Esgoto, o trabalho foi complicado por conta do grande movimento de veículos no local e pela carga de esgoto que passa pelo interceptor, que percorre toda a extensão ao longo do córrego Retiro Saudoso desde a região do Jardim São José, na zona Leste de Ribeirão Preto. 

 

Foi substituído um trecho de cinco metros de interceptor localizado na pista sentido bairro-centro da avenida Francisco Junqueira. Para realizar o trabalho, foi necessário que os servidores do Daerp realizassem a parte de substituição do trecho danificado do emissário na madrugada de sábado, quando o volume de esgoto é menor. Além disso, foi colocado um tampão em um poço de visita antes do local onde foi feita a substituição do emissário para ajudar na redução da carga. 


Ednilson Pereira salientou que a substituição deste trecho do emissário era importante por causa da situação em que ele se encontrava. O trecho estava bastante comprometido, corria o risco de se romper e o esgoto passar a cair diretamente no Retiro Saudoso, o que foi evitado com as obras realizadas.


Transerp interdita novo trecho para obra de viaduto na região Norte

Julho/2020 - Com o andamento das obras de construção do viaduto na confluência das avenidas Brasil e Mogiana, pelo Programa Ribeirão Mobilidade, terá início a partir desta terça-feira, dia 14 de julho, a interdição completa deste cruzamento, rotatória Praça Comendador Antônio Lopes Balau.


Assim, a Transerp orienta aos condutores que seguem pela avenida Mogiana, sentido da avenida Cavalheiro Paschoal Innechi para a avenida Marechal Costa e Silva, que desviem à direita na rua Taubaté, à esquerda na rua Colômbia e voltar para a avenida Mogiana através da rua Santos.


A Transerp reforça que os condutores obedeçam a sinalização semafórica ao longo das vias, diminuindo a velocidade de seus veículos e redobrando a atenção ao volante a fim de se evitar acidentes. 



Ribeirão registra aumento do isolamento social e leve queda na ocupação de leitos de UTI

Julho/2020 - Mesmo longe do ideal, o índice de isolamento social em Ribeirão Preto aumentou e chegou a 51% no domingo, 12 de julho, de acordo com o Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo de São Paulo. O dado foi divulgado pelo prefeito Duarte Nogueira na tarde desta segunda-feira (13) e veio acompanhado de outra boa notícia, a de uma pequena queda na taxa de ocupação de leitos de UTI para pacientes com COVID-19.


“Tivemos uma redução no percentual de ocupação, que ficou bem crítico na semana passada, e agora estamos com 93,8% de ocupação em UTI. Quanto aos leitos de enfermaria, dos 220 disponíveis, estamos com 207 ocupados, uma taxa de 94,1%. Ainda hoje visitei o Polo Covid-19, na UPA da 13 de maio, que recebeu por empréstimo do Hospital das Clínicas 15 camas hospitalares para reforçar a estrutura de atendimento a pacientes leves do novo coronavírus”, informou o prefeito.

De acordo com o chefe do Executivo, que reforçou a importância da conscientização e do esforço conjunto quanto às orientações sanitárias, como o uso de máscaras e o distanciamento social, o município também terá ampliada sua estrutura de terapia intensiva para atendimento de COVID-19, com 21 novos leitos. “O governo do Estado atendeu nosso pedido e a prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, assinou um convênio para ampliação de mais 21 leitos de UTI COVID, durante três meses. Os leitos serão alocados no Hospital Santa Lydia, com seis unidades, no Hospital da Ribeirânia, com dez unidades, e as demais cinco unidades ficarão em hospitais estrategicamente estudados pela Secretaria de Saúde”, disse Nogueira.


Outros dados importantes registrados em Ribeirão Preto no último final de semana dizem respeito às ações de fiscalização empreendidas no município. Em ação conjunta da Guarda Civil Metropolitana, Fiscalização, Vigilância Sanitária e Polícia Militar entre os dias 8 e 12 de julho, 304 estabelecimentos foram vistoriados; 68 notificações de paralisação foram expedidas, 141 pessoas sem máscaras foram abordadas e três estabelecimentos foram autuados.

As campanhas para apoio a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social também ficaram fortalecidas nos últimos dias. Até o momento, o Fundo Social de Solidariedade arrecadou 21.300 cestas básicas, das quais 20.700 já foram entregues, e comprou outras 1.824 cestas, no valor de R$ 105.345,12, restando um saldo de R$ 53.655,00 na conta para doações no Banco do Brasil.


Com a iniciativa Inverno Solidário, o Fundo Social também arrecadou mais de 11 mil peças, entre cobertores novos, agasalhos e mantas. Os pontos de coleta estão localizados nas unidades do Drogão Super, rede Savegnago e Cooperac. “Fazemos um agradecimento especial à diretoria e funcionários da Coderp, que realizaram uma doação de cobertores novos”, finalizou Nogueira.


Fiscalização do Daerp autua dois imóveis por fraudes na City Ribeirão

Julho/2020 - A fiscalização do Daerp autuou por fraude, entre quinta e sexta-feira, dias 2 e 3, dois imóveis na City Ribeirão, na zona Leste de Ribeirão Preto. Em um dos locais foi identificado um hidrômetro travado com arame e, no outro, uma ligação clandestina. Os usuários foram multados em R$ 4.141,50 cada.


Os fiscais chegaram até os endereços por meio de denúncia. No final da tarde de quinta-feira, ao chegarem na residência, constataram que o equipamento estava parado. Depois de desmontarem o cavalete e retirarem o aparelho, foi encontrado um arame no seu interior, travando o hidrômetro e evitando o registro do consumo.

Na manhã desta sexta-feira, os fiscais localizaram uma ligação clandestina em uma outra residência na City Ribeirão, A ligação clandestina estava instalada sob o cavalete do hidrômetro e permitia ao proprietário receber água da rede do Daerp sem passar pelo aparelho. O sistema era controlado por um registro instalado em um local próximo. 


Os usuários dos imóveis foram autuados por fraudes e pagarão multa de 150 Ufesp (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo) cada, hoje no valor de R$ 4.141,50. O Daerp também irá levantar a média de consumo dos últimos 60 meses dos imóveis e cobrar a diferença dos usuários. 


Prefeitura acata sugestões da sociedade civil e amplia rigor da quarentena

Julho/2020 - O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, apresentou nesta sexta-feira, dia 03, medidas que foram decretadas após sugestões da sociedade civil organizada, definidas em duas reuniões nas últimas 48 horas. Participaram das discussões, coordenadas pelo Ministério Público representantes de secretarias municipais, da Fiocruz, Hospital das Clínicas, universidades, Conselho Municipal de Saúde, Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp), Sindicato do Comércio Varejista (Sincovarp) entre outras.


As 17 medidas enviadas pelos promotores públicos Ramon Lopes Neto, Sebastião Sérgio da Silveira e Vanderlei Trindade foram definidas em consenso entre as entidades e incluídas no decreto publicado. As medidas endurecem a quarentena, reforçam as ações de distanciamento social e preveem a ampliação das ações de fiscalização. O decreto com todas as medidas já está publicado no Diário Oficial do Município desta sexta-feira.


“As medidas valem a partir de segunda-feira e permanecem por duas semanas, independentemente da mudança de fase no Plano São Paulo. Serão considerados como supermercados, hipermercados e outros estabelecimentos de venda de produtos essenciais de alimentação, os que mantiverem à venda no mínimo 70% de sua área de venda ocupado por produtos essenciais”, explicou o prefeito.


Os supermercados terão que encerrar o expediente no máximo às 20 horas. Não poderá admitir em suas lojas mais que um adulto por grupo familiar e não poderá permitir a permanência de menores de 16 anos. Também terão que informar a capacidade máxima de clientes, distribuir senhas para vendas de produtos que exigem filas assim como reduzir o número de pessoas que aguardam atendimento. Será permitido apenas um consumidor a cada 20 metros quadrados.


A partir de segunda-feira, dia 6 estão proibidas as vendas por take out em estabelecimentos comerciais com atividades não-essenciais. Continuam permitidos as vendas por delivery de drive thru com funcionamento das 10 às 20 horas, com fechamento aos domingos, exceção feita à alimentação pronta. As lojas de conveniência não poderão vender bebidas alcoólicas a partir das 17 horas e até o encerramento de suas atividades.

Fiscalização

A fiscalização terá plantão integrado entre componentes da Fiscalização Geral, Guarda Civil Metropolitana (GCM) e Vigilância Sanitária, por meio de convênio e com poderes específicos. O aumento da capacidade de fiscalização virá também pelo aumento da Operação Delegada da Polícia Militar (PM). Integrantes da fiscalização terão testagens periódicas para covid-19 e receberão Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).


A fiscalização priorizará locais de grandes aglomerações e em casos mais graves os boletins de ocorrência da GCM e PM serão encaminhados diretamente ao Ministério Público.


A conscientização da população será objeto de reuniões de representantes da prefeitura com líderes comunitários e religiosos, com o fim de ampliar a orientação para o distanciamento social e uso obrigatório de máscaras. Outra medida a ser adotada é a redefinição de atividades essenciais, por um grupo a ser nomeado pela administração municipal.


As mudanças no transporte coletivo serão definidas em reunião já marcada para a próxima segunda-feira, com participação da Polícia Militar, Consórcio PróUrbano, Transerp e Ministério Público. No encontro pode ser definido, por exemplo, o número máximo de passageiros. Nos ônibus não serão admitidos passageiros sem máscaras. Será exigido das empresas maior rigor na higienização dos veículos e os motoristas também terão programa de testagem.

 

Sem aglomerações

Para se evitar aglomerações em locais públicos, o decreto prevê a proibição de utilização de praças, vias públicas, parques e outras áreas com atividades que possam gerar aglomeração de pessoas, ficando passíveis punições os infratores. As autoridades de fiscalização do município poderão emitir relação de locais com proibição de utilização pública.


Prefeitura suspende realização presencial da Feira do Livro

Junho/2020 - O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, assinou na tarde desta segunda-feira, dia 22, uma Declaração de Participação que prevê a suspensão da realização da Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, que foi marcada para ocorrer entre os dias 11 e 20 de setembro deste ano, em vários locais da cidade. Os organizadores podem realizar o evento de forma virtual, sem a presença de público.


A declaração do prefeito leva em consideração a decretação de pandemia da covid-109, pela Organização Mundial da Saúde, em 11 de março de 2020. Também considera os decretos estaduais 64.862, de 13 de março de 2020, e o 65.014, de 10 de junho de 2020, que traz diversas determinações para garantir o afastamento social no estado de São Paulo.


O documento assinado pelo prefeito registra que desde o início da pandemia, a Prefeitura de Ribeirão Preto, juntamente com a Secretaria Municipal da Saúde, “realiza trabalho árduo que envolve medias temporárias e emergenciais de prevenção do contágio, na qual preza pelo isolamento social”.


A declaração registra o grande público que todos os anos visita a Feira do Livro, o que provocaria aglomerações de pessoas, eventos que ainda dependem de definições de datas para realização. “Dessa forma, diante deste contexto atípico e de duração ainda indeterminada, fica suspensa a realização da 20ª Feria Internacional do Livro de Ribeirão Preto, uma vez que ocupa espaços públicos da cidade, bem como envolve um grande número de pessoas, com base em edições anteriores, cerca de 180 mil”, aponta o documento.


Desde o início da pandemia, o prefeito tem reiterado seu compromisso com a manutenção da saúde e da vida das pessoas. “Vamos trabalhar para reduzir as possibilidades de contágio e, assim, assegurar o atendimento a todas as pessoas que necessitarem de recursos médicos e hospitalares”, diz o prefeito.


Ribeirão Preto entrega mais de 19,7 mil cestas básicas a famílias em vulnerabilidade social

Junho/2020 - Diante dos inúmeros desafios lançados pela pandemia do novo coronavírus, que já fez 101 óbitos em Ribeirão Preto, a cidade tem dado mostras de que a solidariedade é uma das características mais marcantes de sua população. Até esta segunda-feira, 22 de junho, a prefeitura municipal registrou a entrega de 19.792 cestas básicas a famílias em situação de vulnerabilidade social, a maior parte delas originada de doações à campanha Ribeirão Solidária, de iniciativa do Fundo Social de Solidariedade.


De acordo com o prefeito Duarte Nogueira, a prefeitura vai licitar a compra de mais 20 mil cestas de alimentos para suprir as necessidades e fortalecer a rede de apoio às famílias que mais precisam. “Do total de cestas entregues, 10.758 foram arrecadadas pela Campanha Ribeirão Solidária, 5.731 foram entregues pela Secretaria da Educação a mais de sete mil famílias de alunos da rede municipal beneficiados pelo Bolsa Família e 9.712 recebidas do governo do estado, das quais 3.303 já foram entregues. Além disso, com os depósitos de doação no total R$ 155 mil, a prefeitura está adquirindo 1.872 cestas. Outras 20 mil também estão sendo adquiridas pela prefeitura, sendo que 10 mil estão em processo final para realização do pregão eletrônico e outras 10 mil serão somadas para atender às necessidade’, explicou o chefe do Executivo.


“A Secretaria da Educação ainda distribuiu 57.464 kits de alimentos aos alunos matriculados na rede municipal, da creche à EJA, dos quais 10.464 com produtos de hortifrúti da agricultura familiar que serviriam pra preparar merenda e outros 47 mil elaborados em conversão do valor per capita recebido do Programa Nacional de Alimentação Escolar”, continuou Nogueira.

Os números demonstram o envolvimento de toda a sociedade, além do poder público, no enfrentamento dos problemas e ganham ainda mais força com as doações direcionadas à Campanha Inverno Solidário.


Na manhã desta segunda-feira (22), a campanha recebeu 200 cobertores novos doados pelo Sindicato do Comércio Varejista, Câmara dos Dirigentes Lojistas, Casa do Contabilista e Conselho dos Contabilistas de Ribeirão Preto.


Outros dados importantes registrados na cidade dizem respeito às ações de fiscalização para cumprimento das regras de funcionamento do comércio e distanciamento social. Desde a assinatura do primeiro decreto relacionado à pandemia, foram feitas mais de 5.600 orientações à população pela Guarda Civil Metropolitana e pela Fiscalização Geral, com 3.500 estabelecimentos vistoriados.


No entanto, outros números devem ser melhorados no município para que o avanço da pandemia seja contido, preservando ao máximo o número de vidas na cidade.


“No último sábado, o isolamento cidade Ribeirão Preto foi de 47%. Parte da população ainda tem se comportado de maneira inadequada e esse tipo de atitude influencia negativamente no esforço coletivo. A responsabilidade não é só das autoridades, é uma tarefa individual de todos nós. Quando esquecemos disso, estamos colocando em risco não só a nossa vida, mas a das pessoas que amamos”, alertou o prefeito ao reiterar a necessidade de uso de máscaras e respeito às regras de distanciamento social.


Ribeirão Preto fará parte de pesquisa sobre evolução de infecção de Covid-19 no Brasil

Junho/2030 - A Universidade Federal de Pelotas - Rio Grande do Sul, em parceria com o Ministério da Saúde, promoverá nos dias 4, 5, 6 e 7 de junho, em Ribeirão Preto, a pesquisa “Evolução da prevalência de infecção por COVID-19 no Brasil: estudo de base populacional”, para avaliar a evolução de infecção pela doença.

 

A execução do trabalho de campo compete ao Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE). Serão 133 os municípios estudados no país, sendo Ribeirão Preto um dos municípios escolhidos do Estado de São Paulo para a pesquisa. Em cada município, 25 setores censitários serão selecionados de acordo com o IBGE, totalizando 250 entrevistas em cada município.

 

Os entrevistadores realizarão o teste rápido, que é obtido através de amostragem de sangue coletado por punção digital, e também aplicarão um questionário. 

 

O teste rápido dará o resultado em 15 a 30 minutos. Em relação aos casos positivos, serão passados para a enfermeira local da equipe IBOPE, que repassará à Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto e à Vigilância Epidemiológica para a notificação.

 

Todos os profissionais são treinados e testados para prevenir e assegurar a população de Ribeirão Preto.

 

Objetivos da Pesquisa

 

1. Avaliar a evolução da prevalência de infecção por COVID-19 no Brasil;


2. Determinar o percentual de infecções assintomáticas ou subclínicas;

 
3. Avaliar os sintomas mais comumente relatados pelos infectados; 


4. Analisar a evolução quinzenal da prevalência de infectados no Brasil;


5. Obter cálculos precisos da letalidade da doença, através das estimativas do percentual de infectados;


6. Estimar recursos hospitalares necessários para o enfrentamento da pandemia, de baixa, média e alta complexidade, por modelagem matemática, a partir das estimativas de prevalência obtidas; 


7. Permitir o desenho de estratégias de abrandamento das medidas de isolamento social, com base nas estimativas obtidas.


Metodologia

Serão realizados três inquéritos transversais repetidos de base populacional, com amostragem realizada em municípios sentinela. Em cada estado, a área urbana dos municípios sede de cada sub-região intermediária (de acordo com o IBGE) será estudada através de uma amostra de base populacional. Esta seleção de municípios sentinela se justifica pela exiguidade de tempo e disponibilidade limitada de testes. O desenho é baseado em recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Os três inquéritos serão realizados a cada 15 dias.

 

O estudo transversal de base populacional servirá para estimar a prevalência de indivíduos infectados com SARSCoV-2 no Brasil, avaliar sintomas e analisar a velocidade de expansão da infecção em uma amostra que cobre parte significativa da população brasileira.

 

A equipe é constituída de entrevistadores treinados e uma supervisora de campo. A coleta de dados será no âmbito domiciliar. Os domicílios são sorteados de forma aleatória e o participante também, por um sistema em tablet.

Fundo Social inicia Campanha do Agasalho 2020

Junho/2020 - Será iniciada nesta quinta-feira (04), pelo Fundo Social de Solidariedade de Ribeirão Preto, a Campanha do Agasalho 2020.  A ação tem como objetivo arrecadar cobertores e agasalhos que serão doados para pessoas e famílias em situação de venerabilidade social durante o período de outono e inverno. 


Podem ser doados cobertores e agasalhos como casacos, calças e blusas e outros itens de vestuário que possam proteger do frio. “A Prefeitura tem o compromisso em minimizar os impactos do frio nos mais vulneráveis, como pessoas em situação de rua, idosos e crianças. Ribeirão é uma cidade muito solidaria e nós do Fundo Social temos a função de mobilizar essa solidariedade e dar oportunidade para as pessoas ajudarem”, informa Mariana Jábali, presidente do Fundo Social. 


Para facilitar as doações, além do Fundo Social de Solidariedade, que fica na rua Cerqueira Cesar, 383, foram disponibilizados vários postos de arrecadação localizados em vários pontos da cidade:

 

Rede Drogão:
- Av. Presidente Vargas, 25
- Av. Nove de Julho, 1391
- Av. Independência, 1730
- Rua Visconde de Inhaúma, 1006
- Av. Presidente Vargas, 1490
- Av. Carlos Eduardo de Gasperi Consoni, 602
- Av. Braz Olaia Costa, 2150
- Av. Antonio Diederischen, 93

 

Rede Savegnago:
- Av. Nove de Julho, 1910
- Rua Henrique Dumont, 745
- Av. Maurílio Biagi, 1600
- Shopping Iguatemi

 

Todas as bases da Polícia Militar também estão recebendo as doações e no decorrer da campanha, novos pontos de arrecadação serão disponibilizados. “Caso alguma empresa tenha interesse em colaborar se dispondo como um ponto de arrecadação, pode nos procurar pelo telefone 3625-7879”, finaliza Mariana Jábali.


Prefeitura libera acesso entre avenidas Antônio Diederichsen e Itatiaia

 Junho/2020 - A conclusão da obra de readequação viária do cruzamento entre as avenidas Presidente Vargas, Antônio Diederichsen e Itatiaia, pelo programa Ribeirão Mobilidade, foi entregue na manhã deste sábado, 30, para a população de Ribeirão Preto.

         A obra entregue neste sábado integra a readequação viária no cruzamento das avenidas 9 de Julho, Antônio Diederichsen e Portugal entregue há duas semanas, no último dia 16 de maio. A obra permite a ligação direta da avenida Antônio Diederichsen com a avenida Itatiaia, eliminando a necessidade de retorno pela avenida Presidente Vargas, tornando mais rápido e seguro o tráfego  de veículos no local.

  Na avenida Presidente Vargas passam cerca de 2.500 veículos por hora no horário de pico. Na avenida Antônio Diederichsen a média é de 1.500 veículos. A adequação também beneficiará cerca de 270 mil usuários do transporte coletivo urbano.

         A adequação contemplou 1.811 m² de execução de pavimento novo 4.311 m² de fresagem do pavimento e recomposição, 1875 m² de remoção de pavimento flexível, 98,60 m² de  pavimento de concreto armado para a parada do ponto de ônibus, demolição e retirada de 16,7 toneladas de estrutura metálica do imóvel desapropriado(antigo Bar Alto), 635 metros de guias, instalação de dois abrigos de ônibus com telha e forro termoacústico, 450 m² de faixas de sinalização horizontal, 8,95 m² de placas de sinalização vertical, 116 metros de troca de rede de água com diâmetro de 250 milímetros, 50 metros de remanejamento de rede de esgoto com diâmetro de 150 milímetro, 1,37 km de eletrodutos de semaforização assentados, plantio de 33 árvores e 2.200 m² de grama.

O descerramento da placa foi realizado com uma cerimônia simples que contou com a presença do prefeito Duarte Nogueira, do secretário de Obras, Pedro Pegoraro, do superintendente da Transerp, Antônio Carlos de Oliveira Júnior e do proprietário da DGB, Geraldo Morando. Na oportunidade, o prefeito destacou a importância da obra para o município, não apenas do ponto de vista viário, mas por demostrar o empenho da administração em buscar soluções para a cidade gerando emprego, desenvolvimento e um bom exemplo em um momento difícil.

   Mudança no trânsito

         Com a inauguração da nova obra, visando dar maior fluidez ao tráfego veicular e segurança para os pedestres nas travessias, fica proibida a conversão no cruzamento da avenida Presidente Vargas para a avenida Itatiaia e o fechamento do canteiro central da avenida Presidente Vargas para a avenida Antônio Diederichsen, no sentido da região Central para o RibeirãoShopping.

         Com as alterações no sistema viário, seguem sugestões para os acessos:

Avenida Presidente Vargas, sentido região Central, para avenida Itatiaia:

Acessar a avenida Antônio Diederichsen e em seguida à direita na rua Clemente Ferreira, à esquerda na rua Thomaz Nogueira Gaia, à esquerda na avenida Antônio Diederichsen, seguindo já em direção à avenida Itatiaia;

Avenida Presidente Vargas, sentido shopping, para a avenida Antônio Diederichsen

Após passar a avenida Itatiaia seguir em frente, virar à direita na rua João de Paschoal (ao lado do posto de combustível), à direita na rua Maestro Inácio Stábile, à direita na rua José Leal, à esquerda na avenida Presidente Vargas, para acessar à direita a avenida Antônio Diederichsen.


Serviços públicos essenciais funcionarão no feriado antecipado desta segunda-feira

Com a antecipação do feriado de 9 de Julho para o dia 25 de maio, alguns serviços municipais terão alteração no horário de funcionamento

Maio/2020 - Devido à antecipação para a próxima segunda-feira, 25 de maio, do feriado de 9 de Julho, que homenageia a Revolução Constitucionalista de 1932 no estado de São Paulo, alguns serviços públicos municipais terão alterações no horário de funcionamento em Ribeirão Preto, mas as atividades essenciais serão mantidas.


Na área da saúde, as UBDSs (Unidades Básicas e Distritais de Saúde) Central, Quintino II e Vila Virgínia funcionarão 24h durante o feriado, atendendo urgências e emergências. Já as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e as USFs (Unidades de Saúde da Família) permanecerão fechadas durante o feriado, retornando o funcionamento normal na terça-feira, dia 26 de maio.


Os munícipes com sintomas do novo coronavírus continuam sendo atendidos, neste feriado, no Polo Covid-19, localizado na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da avenida 13 de Maio, que funciona 24 horas. Pessoas com queixas respiratórias e febre - principais sintomas do novo coronavírus, recebem atendimento exclusivo.  


Em relação ao transporte coletivo, a Transerp informa que as centrais de Benefício e de Vendas, situadas na rua São Sebastião, estarão fechadas na segunda-feira, dia 25 de maio. O atendimento retorna na terça-feira, dia 26. 


O posto da Praça da Bandeira funcionará no dia 25, das 7h às 15h. O terminal do RibeirãoShopping funcionará no dia 25, das 6h às 18h. Já no terminal Hospital das Clínicas, o funcionamento será das 6h às 12h.


O terminal Dra. Evangelina de Carvalho Passig funcionará das 6h às 23h, e o 0800 do Consórcio Pró Urbano atenderá das 6h às 22h. Já os terminais urbanos do Jardim São José, Vila Abranches, Ribeirão Verde, José Sampaio e Bonfim Paulista estarão fechados.


O Daerp trabalhará em sistema de plantão para atender demandas urgentes. Não haverá atendimento presencial ao público e o telefone 115 funcionará normalmente, das 7h às 21h.


Saiba como ficam outros serviços prestados pela Prefeitura:

 

Coleta de Lixo
A coleta de resíduos funcionará normalmente. 

 

SAM
O Serviço de Atendimento ao Municipe – SAM, no telefone 156, não funcionará durante o feriado. Os atendimentos serão normalizados na terça-feira, 26.

 

Guarda Civil Metropolitana
Os serviços realizados pela GCM, bem como o atendimento ao munícipe pelo telefone 153, funcionarão normalmente, 24 horas.

 

Defesa Civil
A Comissão Municipal de Defesa Civil atenderá em regime de plantão 24h e só deve ser acionada em casos de enchentes, calamidades públicas ou desabamentos, pelo telefone 199.


Oficinas Culturais do Palace seguem em formato virtual

20/Maio/2020 - Frente à necessidade de medidas de isolamento social recomendadas pelas autoridades de saúde durante a pandemia do novo coronavírus (COVID-19), as oficinas culturais do Centro Cultural Palace continuam em formato virtual. Os alunos matriculados continuam seus estudos e práticas em aulas online de música, teatro e dança com os professores dos projetos.


 A Sustenido Organização Social de Cultura, gestora do Projeto Guri, iniciou suas aulas online na semana do dia 12 de abril, através do Programa de Ensino à Distância, com todos os polos do litoral e interior, incluindo o Polo de Ribeirão Preto. Durante este período de isolamento, todos os educadores estão enviando atividades musicais nos grupos de WhatsApp, nos mesmo dias e horários de aulas que aconteciam no polo.

 

A professora e bailarina Denise Matta mantém suas aulas de Dança Contemporânea, ballet para crianças (a partir de 13 anos) e ballet adulto em formato virtual. As aulas acontecem por meio de aplicativos de videoconferência, com os alunos que já participavam das aulas presenciais.

A Associação Cultural Gnóstica Samael Lakhsmi (associação internacional, sem fins lucrativos) oferece de forma online o Curso de Autoconhecimento. Gratuito e voltado para aplicar o conhecimento de si e em si mesmo, com aulas de Psicologia Gnóstica, Antropologia, Filosofia, Metafísica, dentre outros e não apenas a parte teórica, ele conta com práticas como a Meditação e Mantralização. Foram criados grupos no WhatsApp para as turmas (50 participantes cada), nos quais são enviados os links das aulas.


 As aulas presenciais da Academia Livre de Música e Artes (ALMA) foram suspensas em 16 de março, sem data determinada para o retorno. Mediante o cenário atual, a diretoria pedagógica e artística da academia organizou um planejamento de aulas online, em diferentes formatos, de forma a atender toda a diversidade da academia. Há professores que fazem chamadas de vídeo por whatsapp, instagram, zoom ou google meet, com interação ao vivo com um aluno ou grupo de alunos; outros gravam aulas curtas em vídeo ou áudio, com uma série de instruções, de forma que o aluno dê, na semana seguinte, um feedback. 

 

A partir desta mudança, os professores buscam uma visão ampliada dentro desta formação continuada à distância, com orientações que valorizam a interação dos alunos de forma eficaz e produtiva. A Alma confirma seu compromisso com a arte, e se mostra confiante em relação a evolução da educação, do ensino e do aprendizado, através das mudanças e adaptações necessárias ao momento atual.


Coleta de galhos percorre vias da Lagoinha e Jamil Seme Cury

20/Maoi/2020 - Nesta quarta-feira, 20 de maio, equipes da Coordenadoria de Limpeza Urbana (CLU) trabalharam em diversos pontos da cidade, levando importantes ações de zeladoria à população de Ribeirão Preto.


O Jardim Salgado Filho foi atendido com os serviços de capina e raspagem de meio fio, varrição e recolhimento de lixo, enquanto os bairros Lagoinha, na região Leste, e Jamil Seme Cury, na Oeste, receberam as equipes de coleta de galhos, que recolheram restos de podas arbóreas e de jardinagem do passeio público.

O serviço de roçada de áreas públicas também avançou e atendeu os bairros Orestes Lopes de Camargo, na região Norte, e Parque dos Servidores, na região Leste, enquanto as equipes responsáveis pela roçada de avenidas trabalharam na Maurilio Biagi e também nas vias José Canavacci, Flavio Canesin, Arthur Jesus Campos e José Benelli, bem como na Celso Charuri, Carlos Eduardo Consoni, Norma Valério, Dina Rizzi, Nelson Ferreira e Alfredo Ravanelli.

Já o serviço de limpeza em feiras livres foi executado nas ruas Anselmo M. Rodrigues, no Jardim Manoel Penna; Bonfim, no Sumarezinho; Gabriel Gomes Nabo, no Presidente Dutra; Major Leopoldo J. Leonardelli, no Dom Mielli; Olavo Bilac, na Vila Seixas; Olímpio Ferreira da Costa, no Jardim Procópio, e Paulo de Frontim, na Vila Virgínia.


Estudo estima incidência de COVID-19 em 1,21% da população de Ribeirão Preto

Maio-2020 - Com 321 casos confirmados de COVID-19 e oito óbitos pela doença, conforme boletim epidemiológico divulgado no final da tarde desta quarta-feira, 6 de maio, Ribeirão Preto tem dados ainda mais recentes da evolução do novo coronavírus na cidade. Segundo o prefeito Duarte Nogueira, o teste sorológico de escala estatística científica realizado no último final de semana apresentou informações que trazem grande segurança para a tomada de novas decisões.


Fruto de uma parceria entre a prefeitura municipal, por meio da Secretaria Saúde, o Hospital das Clínicas e a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP-RP), o levantamento apontou a incidência do vírus em 1,21% das 709 pessoas testadas.


“Com uma população de 700 mil habitantes, a estimativa estatística é que algo em torno de 8.305 pessoas possam estar circulando com o vírus em Ribeirão Preto, o que é um índice extremamente baixo considerando outras localidades do Brasil e do planeta”, disse.


Ainda de acordo com o chefe do Executivo, os resultados demonstram que as medidas adotadas até o momento na cidade foram eficientes e eficazes. “Isso nos permite ter a certeza de que todos as orientações para o uso das máscaras, ficar em casa, evitar a circulação e preservar as pessoas mais idosas estão dando certo. Estas atitudes estão nos permitindo diminuir a curva de contaminação e empurrar esse problema para frente, de maneira que nosso sistema de saúde não seja sobrecarregado e a gente possa ir retomando a normalidade dentro de cada etapa, sem ter que correr riscos de novos surtos”, afirmou.

Nogueira ainda falou dos quatro laboratórios credenciados para o teste de COVID-19 na cidade, que somam a capacidade de 400 exames diários e farão 12 mil testes por mês, e divulgou dados das ações assistenciais desenvolvidas no município.


Pela campanha Ribeirão Solidárias, promovida pelo Fundo Social de Solidariedade, foram arrecadadas 12.647 cestas de alimentos, das quais 11.938 já foram entregues, acrescidas de ovos de galinha recebidos em doação, num um total de 9.600 unidades. A campanha também já arrecadou R$ 128 mil em recursos financeiros, depositados junto ao Banco do Brasil, e o cadastramento de 103 voluntários.


Pelo projeto social “Máscaras do Bem”, que reúne 30 voluntários na escola municipal Celso Charuri, com apoio técnico do Senai, foram produzidas 10 mil máscaras para distribuição à população.


Também já foram entregues 165 kits de higiene e 55 máscaras de tecido a pessoas em situação de rua pelo Centro Pop, da Secretaria de Assistência Social, com a colaboração de parceiros. Na Cava do Bosque, em espaço cedido pela Secretaria de esportes, foram atendidas, desde o mês passado, 1.340 pessoas em situação de rua, com oferecimento de almoço, jantar, banho ou pouso.


Secretaria da Saúde registra queda de casos de dengue em abril

Maio_2020 - O departamento de Vigilância em Saúde, órgão da Secretaria Municipal da Saúde, divulgou nesta segunda-feira (4) o Boletim Epidemiológico da dengue - 519 casos foram confirmados na cidade no mês de abril. Em comparação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 4.222 casos da doença, houve uma redução de 87,7% de pessoas infectadas pelo mosquito Aedes aegypti.
 
Já os números em 2020, considerando os meses de janeiro, fevereiro, março e abril, concentram 12.179 casos. O índice é 69,32% maior que em 2019, quando foram registrados, no mesmo período, 7.193 casos da doença.
 
“Oitenta por cento dos casos estão nas casas das pessoas e a conscientização da população é fundamental. Cada morador deve cuidar do seu quintal, eliminando focos de água parada para que o mosquito não se desenvolva. Portanto, além das nossas atividades, precisamos muito da participação da população limpando sua própria casa”, orienta o secretário da Saúde, Sandro Scarpelini.
 
A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Luzia Márcia Romanholi Passos, ressalta que são encontrados e recolhidos muitos criadouros do mosquito durante o trabalho de campo, que prevê, além do recolhimento do material, orientação às pessoas.
 
“A conscientização e ajuda da população são fundamentais para o controle da doença. Portanto, solicitamos aos moradores da cidade que limpem suas casas, seus quintais semanalmente e não deixem acumular água parada, ambiente ideal para o mosquito crescer. Somente assim conseguiremos vencer essa batalha na cidade”, alerta a diretora.
 
Coronavírus, Chikungunya, zika vírus, microcefalia, febre amarela, gripe H1N1 e Sarampo

Estão em investigação 1.559 casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus (covid-19) na cidade. Ao todo, são 300 confirmados, 887 descartados e oito óbitos. Os exames foram encaminhados para análise ao Instituto Adolfo Lutz, na capital paulista.
 
Já para a chikungunya, não houve nenhum caso confirmado da doença em abril de 2020.
 
Quanto à microcefalia ou outras alterações neurológicas possivelmente relacionadas à infecção pelo zika vírus, foram registrados como suspeitos quatro casos em abril deste ano.
 
De acordo com o Boletim Epidemiológico, não houve registro de febre amarela no mês de abril.  Desde 2016, não há registro de casos da doença em Ribeirão Preto.
 
Em relação à Síndrome Respiratória Aguda Grave (gripe causada pelo vírus Influenza), não foi confirmado nenhum caso naquele mês, assim como não foram registrados pacientes com sarampo e febre amarela.
 
O Boletim Epidemiológico está disponível na página da Prefeitura (www.ribeiraopreto.sp.gov.br).


Prefeitura vai iniciar construção da nova EMEF Domingos Angerami e duas outras escolas

Maio/2020 - A Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal da Educação, vai construir mais três escolas para ampliar o atendimento na rede municipal de ensino. Nesta quinta-feira (30), o prefeito Duarte Nogueira e o secretário da Educação, Felipe Elias Miguel, assinaram as ordens de serviço para iniciar as obras da nova EMEF Domingos Angerami e das escolas de Ensino Infantil nos bairros Jardim Marchesi e Jardim Interlagos. Já são dez escolas em obras e três concluídas, o que representa a geração de 4.399 vagas na rede municipal.


Sob o investimento de R$ 6.126.132,65, a empresa W. Andrade Construtora e Engenharia irá construir a EMEF Domingos Angerami em 12 meses. Contratada via processo licitatório, foi garantida uma economia de 21,26% aos cofres públicos frente ao orçamento inicial previsto em R$ 7.780.478,93.

“Em julho de 2019, apresentamos o terreno onde será construído o novo prédio, no Jd. Pedra Branca, zona Leste da cidade. Com a conclusão da obra, serão beneficiados os moradores do entorno do bairro e as famílias dos alunos que precisaram ser remanejados a uma unidade do Sesi, nos Campos Elíseos, após a desativação da antiga estrutura escolar. A nova estrutura terá capacidade para receber 800 estudantes do Ensino Fundamental, o dobro da anterior”, disse o chefe do Executivo.


No Jardim Marchesi, serão 298 novas vagas, sendo 118 para crianças de zero a três anos de idade e 180 de quatro e cinco anos. A BR Leão Construtora foi licitada por R$ 2.921.225,00 e o prazo de execução é de dez meses. A escola de Ensino Infantil do Jardim Interlagos contará com a mesma estrutura. Sob o investimento de R$ 2.845.115,00, a Griffo Engenharia e Construções terá dez meses para executar a obra.

Dez escolas em obras
Com a assinatura das ordens de serviço nesta quinta-feira, a Secretaria Municipal da Educação passa a ter dez escolas em obras simultaneamente. As demais construções estão sendo realizadas nos bairros Quintino II, Jardim Paraíso, Vila Tibério (antigo Sesi), Wilson Toni, Parque dos Pinus, Vila Tibério (antigo Sesi) e Ipiranga (antigo Sesi).


"Considerando a escola do Cristo Redentor, que foi entregue no início deste ano, a conclusão das obras no Heitor Rigon e no Paulo Gomes Romeu, além destas que estão em obras, vamos criar 4.399 vagas na rede municipal de ensino. A meta, no entanto, é gerar 6,4 mil com a construção de 18 unidades escolares, sendo 1,2 mil para crescimento vegetativo do Ensino Fundamental e as outras 5,2 mil para alunos de até 5 anos de idade", disse o secretário da Educação, Felipe Elias Miguel.

A Escola de Ensino Infantil Dr. Fábio Musa, no Cristo Redentor, é a maior da Região Metropolitana de Ribeirão Preto, com capacidade para atender até 1.036 crianças. A unidade foi entregue em fevereiro deste ano após a Fundação Educandário Cel. Quito Junqueira assumir sua gestão.


De acordo com Miguel, está em processo de elaboração de edital a construção da EMEF Raul Machado II e de uma nova escola no Jardim Aeroporto, com 800 e 298 vagas, respectivamente.

Investimento em reformas
Durante a assinatura, o prefeito e o secretário também anunciaram o novo investimento de R$ 14.998.105,38 em obras de manutenção nas 108 escolas da rede municipal de ensino. Em 2019, a Pasta investiu cerca de R$ 11 milhões nas reformas das 108 escolas municipais. R$ 2,9 milhões foram voltados à manutenção elétrica e hidráulica e R$ 7 milhões para obras de manutenção geral.

 

Unidades habitacionais da Cohab-RP estão disponíveis para venda

Abril/2020 - A Cohab-RP (Companhia Habitacional Regional de Ribeirão Preto) publicou no Diário Oficial do dia 17 de abril a disponibilidade de 70 imóveis para venda, entre casas, sobrados, terrenos, apartamentos e lotes urbanizados.


As unidades habitacionais e terrenos urbanizados com infraestrutura estão localizados nas cidades de Bálsamo, Bebedouro, Franca, Itápolis, Mococa, Monte Alto, Olímpia, Pitangueiras, Ribeirão Preto, Santa Cruz das Palmeiras, São Carlos e Tabatinga, totalizando 41 unidades. Já em Viradouro, são 29 lotes urbanizados com água, esgoto, asfalto e iluminação pública, que estão à venda.
Os interessados deverão preencher o Formulário Proposta para aquisição de imóveis, até às 23h59 do dia 03 de maio de 2020. O resultado da análise das propostas será divulgado no site da Cohab, no dia 07 de maio de 2020.

 

Requisitos mínimos para aquisição:
A) possuir renda familiar compatível com o financiamento;


B) não ser proprietário nem promitente comprador ou usufrutuário de imóvel residencial no município de localização da unidade objeto da aquisição, exceto para lotes;


C) não possuir registro ativo no CADMUT (Cadastro Nacional de Mutuários). Caso possua registro ativo, a venda será permitida desde que comprove o desligamento da unidade habitacional do CADMUT, exceto para lotes;


D) na ocorrência de uma das situações previstas nas alíneas "b" e "c", e em sendo interesse do pretendente, a venda da unidade poderá se dar com pagamento à vista;


E) comprovar residência ou vínculo trabalhista no município de localização do imóvel a ser adquirido;


F) não possuir restrição cadastral para aquisição financiada;


G) o pagamento da entrada proposta deverá ser em única parcela e, impreterivelmente, na data agendada pela COHAB-RP, quando da convocação do proponente;


H) não será aceito o FGTS para pagamento de entrada.

 

Os imóveis do Edital de Chamamento nº 001/2020 e Edital de Chamamento nº 002/2020 também estão disponíveis no site da Cohab-RP.


Inscrições para estágio da Fundet são prorrogadas

Abril/2020 - A Fundação de Educação para o Trabalho – Fundet, prorrogou as inscrições para estudantes interessados em ingressar em estágio por meio da entidade. O prazo para as inscrições do processo seletivo foi prorrogado para o dia 27 de abril. 

 

Poderão participar do processo seletivo estudantes que estejam cursando o ensino médio ou superior em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação, desde que não estejam no último ano do curso. 

 

As vagas de estágio são em áreas específicas como Direito, Jornalismo, Medicina Veterinária, Psicologia, entre outras, sendo 10% reservadas para pessoas com deficiências.

 

Os aprovados exercerão atividades com carga diária de quatro ou seis horas em órgãos públicos municipais e autarquias, conforme convênio com a Fundação. 

 

“Essa é uma grande oportunidade para os estudantes, pois, ao ingressar em estágio na área pública terão acesso a uma gama de atividades que podem proporcionar conhecimento e experiência em diversas áreas”, informou Plauto Garcia Leal, presidente da Fundet.

 

A inscrição é gratuita e deve ser realizada somente pelo link. A data e local das provas serão divulgados no dia 18 de maio, pelo Diário Oficial do Município.


Recolhimento de galhos atende Campos Elíseos e outros quatro bairros

Abril/2020 - A Coordenadoria de Limpeza Urbana de Ribeirão Preto continua promovendo importantes ações de zeladoria em todas as regiões da cidade. Nesta quinta-feira, 16 de abril, as equipes responsáveis pelo serviço de recolhimento de galhos atenderam os bairros Campos Elíseos, Centro, Parque Bandeirantes, Ribeirânia e Jardim Paulistano, retirando restos de podas de árvores das vias públicas.

Já as equipes responsáveis pelo serviço de roçada de canteiros e rotatórias atuaram na avenida Renê Oliva Strang, no Jardim Paiva, com a utilização de máquinas, e nas avenidas Dra. Nadir de Aguiar, no Jardim Paulo Gomes, e Ettore e Aurora Corauci, no Parque das Figueiras, com o trabalho de tratores.

O serviço de recolhimento de resíduos de roçada contemplou as avenidas Presidente Kennedy, na Ribeirânia, Antônio Gomes e José Gomes, na Lagoinha, e Guido Golfeto, na Vila Tamandaré.


UPA do Sumarezinho receberá R$ 1,7 milhões em investimentos

Abril 2020 - A Prefeitura de Ribeirão Preto homologou nesta quinta-feira, 16 de abril, a licitação para obras de adequação da estrutura da UPA – Unidade de Pronto Atendimento Oeste, no bairro Sumarezinho, com previsão de assinatura do contrato com a empresa vencedora, Pajolla Engenharia Ltda., para a próxima semana. A Concorrência 32/2019 tinha valor estimado de R$ 2.287.442,61, mas foi arrematada pelo valor global de R$ 1.718.603,99, uma economia de R$ 568.838,62 aos cofres públicos. 


“Nossos esforços estão concentrados em fortalecer a estrutura de saúde de nossa cidade e ampliar a capacidade de atendimento à população. É um investimento fundamental para Ribeirão Preto”, afirmou o prefeito Duarte Nogueira. 


O prédio da UPA Oeste foi entregue em 2016, mas sem os acabamentos exigidos para a estrutura de uma edificação hospitalar de urgência e emergência. Com o novo investimento, serão promovidas todas as adequações necessárias para o funcionamento da unidade.

 

Estrutura UPA Sumarezinho (Oeste)
A UPA Oeste será de porte 2, com capacidade de atendimento a uma área de abrangência de 100 a 200 mil pacientes. Comportará 16 consultórios, sendo seis pediátricos, além de 16 leitos de retaguarda, sendo quatro para urgência e emergência. 


A unidade terá recepção, salas de triagem, acolhimento, serviço social e banheiros públicos adaptados para pessoas com deficiência, sala de observação de adultos com 12 leitos, posto de enfermagem, sala de urgência, copa de distribuição, salas de isolamento, adequações necessárias para o cumprimento de fluxos e necessidades internas para UPA. 

Polo Covid-19 começa a atender na UPA da avenida Treze de Maio nesta quarta-feira, dia 1º

Abril/2020 - A Secretaria Municipal da Saúde disponibilizará para a população, a partir desta quarta-feira, 1º de abril, a partir do meio dia, o Polo Novo Coronavírus (Covid-19), que prestará atendimento médico e pediátrico 24 horas, exclusivo para pacientes com queixas respiratórias e febre - principais sintomas da doença - para evitar exposição a outras pessoas.

O polo funcionará como centro específico de atendimento de pacientes com sintomas da doença e funcionará da seguinte forma: quando o paciente não apresentar sintomas ou tiver sintomas leves, será encaminhado para a ala comum. Os pacientes mais sintomáticos seguirão imediatamente para a ala de isolamento (UPA), de máscara, onde receberão todos os cuidados, medicação, liberação para casa ou, se o caso for grave, internação imediata.

 

“O foco é atender e liberar o paciente o mais rápido possível, sem expô-lo com outras pessoas, diminuindo assim a exposição e contato com outros doentes. 80% dos casos são classificados como leves e têm como conduta medicação via oral, em casa e isolamento social”, explica o secretário municipal da Saúde, Sandro Scarpelini.


A estrutura do Polo Covid-19 seguirá as recomendações previstas no protocolo de atendimento médico Covid-19 do Ministério da Saúde.

 


Campanha contra gripe em Ribeirão Preto começa nesta segunda-feira (23)

Março/2020 - A Secretaria Municipal da Saúde inicia na próxima segunda-feira (23) a Campanha de Vacinação contra Influenza. Escolas e centros comunitários terão postos de vacinação para pessoas a partir de 60 anos para evitar aglomeração nos postos de saúde e evitar o contágio pelo novo coronavírus (covid-19).

 

Em Ribeirão Preto, são estimados cerca de 78 mil idosos e a meta é vacinar pelo menos 90% dessa população.

 

Nessa primeira etapa, de 23 a 27 de março, a campanha será destinada à vacinação exclusivamente de idosos (pessoas a partir de 60 anos) e ocorrerá em escolas e centros comunitários próximos às unidades de saúde. O horário de atendimento será das 8h30 às 16h.
 
 Capacitação

Nesta sexta-feira (20), a Coordenação do Programa Imunização da Secretaria Municipal da Saúde capacitou profissionais da saúde da rede pública de Ribeirão Preto e instituições parceiras para atuarem na triagem, orientações de fluxo e vacinação de pacientes e evitar grandes aglomerações nas unidades de saúde durante a campanha de vacinação contra a Gripe (Influenza), que terá início na segunda-feira (23).


 Os profissionais atuarão em postos de vacinação específicos, que serão disponibilizados a pessoas a partir de 60 anos, em escolas e centros comunitários próximos às unidades de saúde da cidade, para organizar o fluxo de pessoas nessa faixa etária e evitar aglomerações nos postos de saúde.
 
A coordenadora do programa de Imunização da Secretaria da Saúde, Mayra Fernanda de Oliveira, que ministrou o treinamento, disse que o direcionamento da vacinação faz parte das ações de enfrentamento ao novo coronavírus (covid-19) na cidade.
 
"Nessa etapa serão vacinados os idosos e nossa meta é imunizar o maior número possível dessas pessoas que fazem parte dos grupos prioritários para a vacinação contra a gripe, que temos vacina, e isolá-las das outras pessoas, evitando, dessa forma, qualquer suposto contato com o coronavírus, que ainda não existe imunização", orienta Mayra.

 

"Todos os profissionais se disponibilizaram a ajudar nessa ação assim que foram convocados, atenderam prontamente, sempre comprometidos com a Saúde de nossa população" agradeceu Mayra.
 

UNIDADE DE SAÚDE

ESCOLA

CSE Jardim Aeroporto

EMEF Prof Jaime Monteiro de Barros

Rua Pirassununga, 1100 - (16) 36282826

UBS Marincek

CEI Felicitá Drudi Costa Pinto

Rua Roberto Michelin, 165 - (16) 36228924

UBS Ribeirão Verde

EMEI Hilda Mosca

Rua Lúcio Oduvaldo Simionato, 155 - (16) 36245925

UBS Simioni

EMEI Irmão Narciso Nicolodi

Rua Carolina Tiezi Strambi, 470 - (16) 36385262

UBS Vila Mariana

CEMEI Dr. João Gilberto Sampaio

Rua Pindamonhangaba, 851 - (16) 36266116

USF Jardim Heitor Rigon

CEI João Pedro Castroviejo

Rua Sindicalista Luiz Antonio Correa, 20 - (16) 39345133

UBS Jardim Cristo Redentor

CEI Jardim Cristo Redentor

Rua Zilda de Faria, 805

 

UBS Adão do Carmo

Núcleo Adão do Carmo Leonel

Rua Antônio Vicco, 195 - (16) 36375494

UBS Pq Ribeirão Preto

Escola Estadual Profª Glete de Alcântara

Rua Prof. Wladimir Pinto Ferraz, 156 - (16) 36370662

USF Jardim Marchesi

Escola Estadual Jesus Guilherme Giacomini

Rua Prof. Renato Jardim, 646 - (16) 36375155

UBS Maria das Graças

Escola Estadual Profª Rosangela Basile

Rua Samuel Martineli, 450 - (16) 36373239

UBDS Vila Virgínia

Centro Social Urbano

Rua Franco da Rocha, 1110 - (16) 39191347

 

UBDS Castelo Branco

EMEI Profª Amélia Sofia Rodrigues da Costa

Rua Ermelinda Corrado, 35 - (16) 36272776

UBS Bonfim Paulista

Praça em frente à UBS Bonfim Paulista

Rua Azarias Vieira de Almeida, 620

USF Jardim Zara

Escola Estadual Miguel Jorge

Rua Domingos Padovan, 790 - (16) 36271627

UBS Vila Abranches

Escola Estadual Alpheu Dominiguetti

Rua Feliciano Alves Faria, 273 – (16) 36293209

UBS Jardim Juliana

EMEI Wanda Princivalli Marçal

Rua Oswaldo Cocce, 510 – (16) 36295175

UBS Santa Cruz

EMEF Professor Raul Machado

Rua Humaitá, 930 - (16) 39165500

UBS São José

EMEF Profª Maria Ignez Lopes Rossi

Rua Anselmo Marques Rodrigues, 450 - (16) 36178394

 

USF Paiva

EMEI Quintino Vieira

Rua Francisco Peixoto, 151 - (16) 39662159

UBS Dom Mielle

EMEI João Sperandio

Rua Cecílio Elías Sebá, 175 - (16) 36391550

CSE Ipiranga

EMEFEM Prof Alfeu Luiz Gasparini

Av. Dom Pedro I, 196 - (16) 36304187

USF Jamil Cury

Escola Estadual Portal do Alto

Rua Alfredo Calixto, 35 - (16) 36398209

UBS José Sampaio

Escola Estadual Dom Romeu Alberti

Rua Florinda B, R. Abílio Sampaio, 250 - (16) 36394151

USF Maria Casagrande

EMEF Nelson Machado

Rua Moacir Canela, 131 – (16) 36224970

USF Paulo Gomes

Escola Estadual Jardim Dr Paulo Gomes Romeo

Rua Luiz Felício, 700 - (16) 39757629

UBS Presidente Dutra

Escola Estadual Jenny de Toledo Piza Schroeder

Rua Carolina Maria de Jesus, 625 - (16) 36222261

UBS Vila Recreio

CEI Ana Ignês Carvalho Gouvêa

Rua Guaporé, 1449 - Vila Recreio - (16) 36226648

CSE Cuiabá

EMEI Dra Maria Helena Braga Monte Serrat

Rua Rondônia, 1020 - (16) 39667007

USF Vila Albertina

Núcleo Assistencial Social Vila Albertina

Rua Rio Xingu, 495

CMSC Vila Lobato

EMEI Áurea Apparecida Braguetto Machado

Rua Severiano Joaquim Bruno, 230 - (16) 36330805

 

UBS Campos Elíseos

Escola Estadual Dom Alberto José Gonçalves

Rua Flávio Uchôa, 916 - (16) 39612440

UBS Vila Tibério

EMEI Anita Procópio

Rua 21 de Abril, 570 - (16) 3630-3444

UBS João Rossi

CEI Nair Manoelina de Oliveira

Rua Antonio Frederico Ozanan, 1205 - (16) 36204211

CSE Vila Tibério

Escola Estadual Dona Sinhá Junqueira

Rua Conselheiro Dantas, 358 - (16) 3632-0005


LISTA DE LOCAIS - CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA (IDOSOS)

PERÍODO: 23/03 A 27/03/2020
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: 8h30 ÀS 16h


Após quatro meses de tratamento, cachorrinho vítima de maus-tratos está recuperado

Março/2020 - No dia 19 de dezembro de 2019, um cachorrinho assustado, com partes do corpo queimadas, começou a receber cuidados da equipe veterinária da Coordenadoria de Bem-estar Animal.


“O estado dele era grave. Estava com muita dor e muito medo. Mesmo nessas condições, sabíamos que com o tratamento correto ele se recuperaria”, relembra a coordenadora da CBEA e médica veterinária, Carolina Vilela. 


E foi o que aconteceu. Hoje, após quase quatro meses de tratamento, o cachorrinho se recuperou. Além de um nome, Garoto, e de muito carinho, o filhote ganhou a chance de ter uma nova família. 


Segundo Carolina, algumas pessoas já se interessaram em adotar o cachorrinho, mas ele ainda aguarda um lar. “Mesmo com todo sofrimento, ele é muito carinhoso, brincalhão e dócil. Agora, está aguardando uma nova família”, fala a coordenadora.

O tratamento 
De acordo com a coordenadora da CBEA, o tratamento contou com a aplicação de antibióticos e anti-inflamatórios na pele para aplacar a dor e melhorar as queimaduras. 


“Além dos remédios, o carinho que nós demos a ele, como damos a todos os animaizinhos aqui da CBEA, foi muito importante para a sua recuperação”, comenta a médica veterinária.


Garoto tem entre sete e oito meses de idade, é de porte pequeno, está castrado, vermifugado e microchipado. Interessados devem se dirigir à CBEA, na avenida Eduardo Andrea Matarazzo, nº 4255, no antigo Centro de Zoonoses.

 

Maus tratos: crime
Quem pratica mal a algum animal responde criminalmente, de acordo com a lei federal 9.605, de 12 de fevereiro de 1998.


Encontrado por moradores embaixo de um carro, na rua Javari, o cachorrinho Garoto foi mais uma vítima da crueldade contra animais. Estava dentro de uma sacola com dois sacos amarrados na cabeça, o que dificultava a respiração, e com as patas presas.


Segundo Carolina Vilela, não foi possível fazer o boletim de ocorrência porque não havia suspeitos. Para facilitar a identificação dos responsáveis pelos animais adotados na CBEA, a coordenadoria microchipa todos os cães e gatos que atende. 


“Caso encontremos algum animal vítima de abandono ou de maus tratos, com o microchip conseguimos identificar quem são os responsáveis”, explica a coordenadora da CBEA.


“Nove aberta” acontecerá neste domingo, 8 de março

Março/2020 - A quinta edição do projeto Ruas Abertas será realizada neste domingo (8), das 8h às 16h, entre as Ruas Barão do Amazonas e Garibaldi. O “Nove Aberta” dá continuidade a uma ação da sociedade civil organizada para refletir sobre a ocupação dos espaços públicos pelos cidadãos, de forma que se sintam pertencentes a esses locais.


Artistas de Ribeirão Preto irão se apresentar e expor seus trabalhos nesta edição, com a contínua participação do “Sebo Loucos por Livros”, um dos entusiastas deste movimento de ressignificação do espaço urbano. Os projetos de contação de histórias e doação de livros da Secretaria Municipal da Cultura, “Viajando com as Histórias” e “Livro, Livre, Leve e Solto”, também são presença confirmada neste domingo. Venha se deliciar com os quitutes dos food trucks e apreciar os expositores de artesanatos e manualidades

A Secretaria Municipal de Esportes levará atividades esportivas para todos e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente estará presente com a doação de mudas de árvores, bem como adoção de animais de estimação. 


Artista, venha participar da “Nove Aberta”! A ocupação é livre para todos. As atividades devem observar os níveis máximos de ruído e os demais parâmetros de incomodidade estabelecidos pela legislação vigente, além de permitir a livre circulação de pessoas. 


O projeto é um piloto para criação de lei, aos moldes da Avenida Paulista em São Paulo, para que ações como esta estejam respaldadas e possam ser replicadas em diferentes locais do município.


O fechamento da rua acontecerá a partir das 7h da manhã, pela Transerp, e a segurança será realizada pela Guarda Civil Metropolitana e pela Polícia Militar.


Viaduto Antônio Barquete passa por recapeamento pela primeira vez

Março/2020 - O viaduto Antônio Barquete, que interliga as avenidas Maurílio Biagi e Dr. Celso Charuri, passando por cima da rodovia Antônio Machado Sant’Anna, recebe, pela primeira vez, recapeamento asfáltico. A Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria de Obras Públicas, realiza no trecho o processo de fresamento, que consiste na retirada total do asfalto antigo para implantação de uma nova capa.


O local faz parte do pacote de recuperação asfáltica de toda a extensão da avenida Maurílio Biagi, entre os viadutos Ayrton Senna e Antônio Barquete, além de 16 trechos das zonas Leste e Sul da cidade, totalizando 11,2 quilômetros dos bairros Jardim São Luiz, Ribeirânia e Santa Cruz do José Jacques, numa área de 97.728 metros quadrados.


As obras estão sendo realizadas pela DGB Engenharia, que venceu a licitação por R$ 2.794.000,00, garantindo uma economia de 31,7% aos cofres públicos frente aos R$ 4.092.346,62 estimados inicialmente. 


Para garantir asfalto novo, segurança e mobilidade na continuação da Maurílio Biagi, a Secretaria de Obras Públicas conta com outra frente em andamento na avenida Celso Charuri, contemplando seus 7,8 km de extensão.


"Todas as pessoas que entrarem em Ribeirão Preto pela rodovia Anhanguera, na Celso Charuri, vão fazer esse percurso até o viaduto Ayrton Senna, encaixando na Francisco Junqueira, com asfalto completamente novo. Já registramos 497 quilômetros de recape desde 2017, considerando as frentes executadas, as em execução, as que estão sendo licitadas e os 56 quilômetros de corredores de ônibus”, afirmou o chefe do Executivo.", afirmou o prefeito Duarte Nogueira.


Ribeirão Preto registra primeiro caso suspeito de coronavírus

Fevereiro/2020 - O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, e o secretário municipal da Saúde, Sandro Scarpelini, convocaram uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira (27) para esclarecer a notificação, recebida de um hospital privado, sobre um paciente que esteve na Itália e apresenta suspeita de ter contraído o coronavírus (Covid – 19).


Segundo a notificação, o paciente, primeiro caso suspeito em Ribeirão Preto, tem 42 anos, é do sexo masculino e proveniente da Itália, onde esteve a trabalho por 30 dias. Ele apresentou sintomas da doença, como coriza e dor de garganta, e procurou atendimento médico imediato. O paciente está em isolamento domiciliar e passa bem.


O Departamento de Vigilância em Saúde, ligado à Secretaria da Saúde, tomou imediatamente todos os cuidados de biossegurança, que também foram tomados pela unidade de saúde na assistência ao paciente e todos os comunicantes estão sendo monitorados pela pasta.


“Esse paciente chegou da Itália e ontem, com sintomas, procurou uma unidade de saúde privada, que imediatamente comunicou a Vigilância Epidemiológica na noite de ontem e todas as medidas de acompanhamento, dentro do protocolo, foram realizadas. Desde o dia 30 de janeiro, estabelecemos protocolos na Secretaria da Saúde para que todas as medidas de prevenção para proteger a população sejam tomadas. E todas as pessoas que estiveram com ele estão sendo acompanhadas”, explicou o prefeito Duarte Nogueira.


O chefe do Executivo disse, ainda, que diante da suspeita, fez pessoalmente contato com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

“Falei por telefone com o Dr. David Uip, médico infectologista, e as amostras do nosso caso suspeito já foram para o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, e nos próximos dias teremos o laudo negativo e positivo dessa suspeita. Portanto, estamos com todas as nossas equipes preparadas e ativadas para qualquer tipo de problema em todas as nossas unidades de saúde do município”.


O secretário municipal da Saúde, Sandro Scarpelini, ressaltou que a pasta está monitorando o paciente e todas as pessoas com quem ele teve contato e pediu calma à população.


“A mídia precisa ajudar bastante a gente na divulgação para não entrarmos em histeria coletiva, com as pessoas pensando que daqui a pouco faltará material, entre outras coisas. Já tivemos gripe “Sars” há cerca de 15 anos, gripe H1N1 todos os anos e as notícias que vemos em outros países todos os dias, mas nossa realidade é diferente, estamos tomando todas as medidas de prevenção”, orientou o titular da pasta.


Scarpelini explicou, ainda, que a maioria dos casos chega como resfriado comum e que não é necessário pânico, e, sim, cuidado, observação, informação correta e controle.


“Se a pessoa apresentar evidências de risco, como ter regressado recentemente de países como a China e Itália e sintomas, devem, sim, imediatamente procurar uma unidade de saúde. Agora, se começarmos a isolar a cidade, não faz sentido, hoje eu não consigo vislumbrar essa situação. Portanto, é preciso calma e serenidade, senão deixaremos a população ainda mais assustada”, orientou o secretário da Saúde.


A Secretaria da Saúde reforça a orientação a todos os viajantes provenientes dos países indicados pelo Ministério da Saúde, para que, caso apresentem sintomas respiratórios, procurem um serviço de saúde para avaliação.


Prefeitura disponibiliza comprovante de rendimentos para declaração do IR

Fevereiro/2020 - Os servidores municipais de Ribeirão Preto já podem acessar o comprovante de rendimentos referente ao ano de 2019 a partir desta quinta-feira, 27 de fevereiro. Estão disponíveis no Canal do Servidor, no portal oficial do município, o informe de rendimentos de todos os funcionários da ativa, inclusive o dos beneficiários dos acordos de novação dos 28,35%.


Quem não aderiu às novações e executou a dívida judicialmente deve procurar a Divisão de Contabilidade da Secretaria da Fazenda, na sala 4, para expedir o documento. O telefone para contato é (16) 3977-5723.


Já os servidores aposentados e os pensionistas devem acessar o comprovante de rendimentos no site do IPM (Instituto de Previdência dos Municipiários), pelo link


No caso dos servidores que foram exonerados ou aposentados em 2019, é necessário comparecer na Secretaria da Administração para a retirada do documento ou enviar solicitação por e-mail para caperaro@administracao.pmrp.com.br.


A Prefeitura faz um alerta especial aos servidores que possuem dois ou mais códigos funcionais, a exemplo de profissionais da saúde e da educação, que podem ter sido aprovados em mais de um concurso público ou que sejam herdeiros habilitados para recebimento das novações do acordo dos 28,35%. Para esses casos, a orientação é que retirem os comprovantes de cada um dos códigos funcionais. O informe de rendimentos é item obrigatório para a declaração do Imposto de Renda anual.


Prova prática para contratar 25 professores temporários com domínio em Libras ocorre neste domingo

Fevereiro/2020 -= Ocorre neste domingo (16) a prova prática para a contratação de 17 PEB III temporários intérpretes, com domínio na comunicação em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e oito PEB III deficientes auditivos, também com domínio em Libras.


A convocação dos candidatos habilitados para o comparecimento à prova prática foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (12). A seleção será realizada às 9h, no CEEEF Egydio Pedreschi, localizado na rua Adolfo Zeo, nº 287, Ribeirânia.


Os novos professores serão responsáveis pelos casos de alunos com deficiência e com necessidade comprovada de acompanhamento em sala de aula.


No final de janeiro deste ano, o prefeito Duarte Nogueira autorizou o chamamento de 158 professores temporários para atuação na rede municipal de ensino. Serão dez PEB I, 70 PEB II, oito PEB III de Língua Portuguesa, 11 PEB III de Matemática, quatro PEB III de Geografia, quatro PEB III de Ciências Físicas e Biológicas, 26 PEB III de Atendimento Educacional Especializado (AEE).


Ribeirão Preto terá Centro Especializado para Tratamento do Diabetes

Fevereiro/2020 - Ribeirão Preto terá, em breve, o primeiro Centro Especializado ao Diabetes do Estado de São Paulo, que será instalado em área nas dependências do Hospital Santa Lydia. O investimento de R$ 2 milhões para a construção será custeado por meio de emenda parlamentar do senador Jorge Kajuru, em parceria com  Secretaria Municipal da Saúde. A solicitação da verba foi inserida no sistema do Ministério da Saúde.


A iniciativa para a construção do centro de tratamento do diabetes na cidade foi anunciada em novembro do ano passado, durante Mutirão do Diabetes, que aconteceu na Esplanada do Theatro Pedro II.


“Quando o senador anunciou que iria a mim e ao prefeito Duarte Nogueira, que iria iniciar o processo para a idealização do centro, imediatamente o prefeito determinou, de nossa parte, agilidade nos trâmites legais para viabilizá-lo. Houve a união de forças políticas da cidade e a concretização está caminhando rápido”, explicou o secretário Municipal da Saúde, Sandro Scarpelini.


A construção do centro foi confirmada ontem (12) pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. A elaboração do projeto também já está sendo discutida pela direção da Fundação Santa Lydia e profissionais da Secretaria Municipal da Saúde.


A ideia inicial é que o centro tenha cerca de dez leitos, áreas masculina e feminina, equipamentos de última geração para tratamento da doença, CTI e câmara hiperbárica.


Cruzamento das avenidas Dr. Francisco Junqueira e Maria de Jesus Condeixa será interditado

Fevereiro/20120 - Devido ao andamento da construção do viaduto na avenida Maria de Jesus Condeixa, pelo Programa Ribeirão Mobilidade, a Transerp informa que neste sábado, dia 1º de fevereiro, haverá o fechamento do acesso às duas pistas da via pelo cruzamento com a avenida Francisco Junqueira.


Desta forma, condutores que trafegam pela avenida Maurílio Biagi, sentido região Central, deverão obrigatoriamente entrar no acesso à direita em frente à loja de departamentos, em direção à avenida Costábile Romano. Em seguida, deverão fazer o retorno em frente ao parque Prefeito Luiz Roberto Jábali (Curupira), para depois seguir pelo viaduto Ayrton Senna em direção à avenida Nove de Julho, ou pela avenida Portugal, neste caso, virando à direita na rua Jácomo Tonetto para retornar à avenida Dr. Francisco Junqueira.


Em tempo, também será realizado o fechamento da alça de acesso à avenida Dr. Francisco Junqueira e da rua dos Catetos pela avenida Costábile Romano.


A Transerp orienta os condutores que redobrem a atenção e diminuam a velocidade de seus veículos para evitar acidentes. Além disso, uma equipe técnica irá monitorar o andamento dos serviços para garantir a segurança necessária aos condutores e pedestres na região. 

 

Alterações no transporte coletivo
Com as interdições, as seguintes linhas terão os seus itinerários alterados: 204 – City Ribeirão; 403 – Jardim Manoel Penna e 503 – Recreio das Acácias.

 

No sábado, dia 1º de fevereiro, as linhas deverão cumprir o seguinte desvio: normal até a avenida Maurílio Biagi, seguindo pela Via Marginal, acesso à avenida Costábile Romano, avenida Costábile Romano (Centro/Bairro), retorno junto ao parque Curupira, avenida Costábile Romano (Bairro/Centro), passagem sobre o viaduto Ayrton Senna, avenida Nove de Julho, avenida Portugal, rua Jácomo Tonetto, avenida Francisco Junqueira, retornando ao seu itinerário normal.

 

Já no domingo, dia 2, em razão da feira na avenida Portugal, os ônibus deverão utilizar os seguintes desvios de itinerário: 

 

• Período da manhã

 

Desvio a ser cumprido: linha 204 
Fevereiro/20120 - Normal até a avenida Antônio Diederichsen, seguindo até o retorno sob o Viaduto Ayrton Senna, avenida Nove de Julho, rua Amadeu Amaral, avenida Francisco Junqueira, retornando ao seu itinerário normal.

Desvio a ser cumprido: linha 403
Normal até a avenida Maurílio Biagi, seguindo pela Via Marginal, acesso à  avenida Costábile Romano, avenida Costábile Romano (Centro/Bairro), retorno junto ao parque Curupira, avenida Costábile Romano (Bairro/Centro), passagem sobre o viaduto Ayrton Senna, avenida Nove de Julho, rua Amadeu Amaral, rua Florêncio de Abreu, retornando ao seu itinerário normal.

Desvio a ser cumprido: linha 503
Normal até a avenida Maurílio Biagi, seguindo pela Via Marginal, acesso à avenida Costábile Romano, avenida Costábile Romano (Centro/Bairro), retorno junto ao parque Curupira, avenida Costábile Romano (Bairro/Centro), passagem sobre o viaduto Ayrton Senna, avenida Nove de Julho, rua Amadeu Amaral, avenida Francisco Junqueira, retornando ao seu itinerário normal.


Transerp anuncia ações da campanha Carnaval Seguro

Fevereiro2020 - A Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Transerp, divulgou nesta sexta-feira, dia 31 de janeiro, a programação completa da campanha “Carnaval Seguro”, que visa alertar a cidade sobre os riscos da imprudência no trânsito. Ao todo, a agenda de eventos preventivos conta com 24 atividades distribuídas em todas as regiões.


Assim como nos anos anteriores, a campanha conta com apoio de membros da Secretaria Municipal da Saúde para contribuir nas orientações das ações preventivas. Ainda durante as abordagens em ruas e avenidas, a campanha será apoiada pelos policiais do 3º e 51º Batalhão de Polícia Militar. 

De acordo com o departamento de Educação de Trânsito da Transerp, as ações da campanha serão variadas, envolvendo os projetos já desenvolvidos pelo programa educativo Siga Consciente, tais como: Blitz de Conscientização, Papo de Trânsito, Café Consciente, Habilita Seguro, além do novo projeto Abasteça para a Vida, que será promovido nos postos de combustíveis.


 “Todas as nossas atividades educativas e de conscientização lideradas pelo programa Siga Consciente vêm obtendo resultados mais que satisfatórios, principalmente, para contribuir na redução dos índices de fatalidades nas vias sob responsabilidade do município”, completou o superintendente da Transerp, Antonio Carlos de Oliveira JR.

Confira a programação da Campanha Carnaval Seguro:

 

3/2 (segunda-feira)
Atividade: Panfletagem
Local: Terminal Evangelina de Carvalho Passig
Horário: 7h

 

3/2 (segunda-feira)
Atividade: Abasteça para a Vida
Local: Avenida Costábile Romano, 2342
Horário: 15h30

 

4/2 (terça-feira)
Atividade: Blitz Educativa 
Local: avenida Presidente Kennedy (próximo ao Poupatempo)
Horário: 9h30 às 11h

 

4/2 (terça-feira)
Atividade: Abasteça para a Vida
Local: rua Tibiriça, 41
Horário: 15h30 

 

5/2 (quarta-feira)
Atividade: Café Consciente
Local: avenida Costábile Romano, 2201
Horário: 7h

 

6/2 (quinta-feira)
Atividade: Abasteça para a Vida
Local: rua Olavo Bilac com avenida Francisco Junqueira 
Horário: a definir 

 

7/2 (sexta-feira) 
Atividade: Blitz de Conscientização
Local: cruzamento da avenida Maurílio Biagi com a avenida Costábile Romano
Horário: 7h

 

7/2 (sexta-feira)
Atividade: Papo de Trânsito
Local: Poupatempo – Avenida Presidente Kennedy 
Horário: 14h30 às 17h

 

10/02 (segunda-feira)
Atividade: Abasteça para a Vida
Local: rua Florêncio de Abreu, 580
Horário: 8h30

 

10/02 (segunda-feira) 
Atividade: Blitz Educativa
Local: rua Roberto Mange (próximo ao Senai)
Horário: 15h30 às 17h

 

12/02 (quarta-feira) 
Atividade: Café Consciente
Local: avenida Cavalheiro Paschoal Innecchi (próximo ao número 1.460)
Horário: 8h30 às 10h

 

13/02 (quinta-feira) 
Atividade: Abasteça para a Vida
Local: avenida Costábile Romano, 1891
Horário: 8h30 às 10h30

 

13/02 (quinta-feira) 
Atividade: Abasteça para a Vida 
Local: avenida Carlos Eduardo de Gasperi Consoni, 892
Horário: 15h30 às 17h30

14/02 (sexta-feira) 
Atividade: Abasteça para a Vida 
Local: avenida Professor João Fiúsa com Avenida Wladimir Meirelles
Horário: 15h30 às 17h30

 

15/02 (sábado) 
Atividade: Previne Folia
Local: Esplanada do Theatro Pedro II
Horário: 8h ás 12h

 

17/02 (segunda-feira) 
Atividade: Abasteça para a Vida 
Local: avenida Maria de Jesus Condeixa, 700
Horário: 8h30 

 

17/02 (segunda-feira)
Atividade: Panfletagem Universitária
Local: rua Abrahão Issa Halach, 980 – Riberânia 
Horário: 18h30

 

18/02 (quarta-feira) 
Atividade: Abasteça para a Vida 
Local: Avenida Caramuru, 1841
Horário: 8h30 às 10h30

 

18/02 (terça-feira)  
Atividade: Blitz Conscientização
Local: avenida Henri Nestlé (próximo a rua Jorge Gouvea)
Horário: 15h30 às 17h

 

19/02 (quarta-feira) 
Atividade: Abasteça para a Vida 
Local: avenida Antonia Mugnatto Marincek, 2600
Horário: 8h30 às 10h30

 

19/02 (quarta-feira)
Atividade: Panfletagem Universitária
Local: USP Campus Ribeirão Preto 
Horário: avenida Bandeirantes, 3900

 

20/02 (quinta-feira) 
Atividade: Café Consciente 
Local: Faculdade Barão de Mauá – Rua Ramos de Azevedo, 423
Horário: 7h

 

21/02 (sexta-feira) 
Atividade: Abasteça para a Vida 
Local: avenida Independência com rua Quintino Bocaiuva
Horário: 8h30 às 10h30 

 

21/02 (sexta-feira) 
Atividade: Blitz de Conscientização
Local: avenida Eduardo Andrea Matarazzo (Via Norte / pista sentido Centro/Bairro) 
Horário: 15h30 às 17h


Prefeitura abre licitação para construir pista de Skate

Janeiro 20120 - A prefeitura de Ribeirão Preto divulgou no Diário Oficial do Município de terça-feira, dia 21 de janeiro, a abertura de processo licitatório para construir a pista de Skate dentro do parque Maurílio Biagi.


O investimento será de R$ 2.214.907,63. O projeto, desenvolvido pelo presidente da Confederação Brasileira de Skate, Bob Burnquist, que é 10 vezes campeão mundial, sete vezes eleito o melhor skatista do ano e maior medalhista dos X Games com 30 medalhas, irá reunir em um espaço comum várias modalidades do esporte.


Com quase quatro mil metros quadrados de área, o local terá arquibancada, espaço para juízes e atletas, além de toda a infraestrutura que a atividade necessita, tornando-se uma das mais completas pistas de Skate do Brasil.


Para o secretário de Esportes de Ribeirão Preto, o projeto coloca a cidade no cenário esportivo internacional. “Além de trazer campeonatos nacionais e internacionais, a pista terá uma estrutura de alto nível para o desenvolvimento das atividades de iniciação e aperfeiçoamento da modalidade que estreia neste ano nos Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão. Essa pista será um marco na história da nossa cidade e do esporte de Ribeirão Preto”, disse.

“O que atrai grandes campeonatos de Skate é um grande equipamento, uma boa pista. Eu montei esse projeto com o maior carinho e é um dos melhores que já desenvolvi. Por isso, a pista será uma das mais completas do país”, afirmou Bob Burnquist durante o evento de apresentação da pista.


O Skate estreia este ano nos Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão. O Brasil disputa 12 vagas olímpicas: três para cada modalidade (Park e Street) e três por gênero (masculino e feminino).


Todas as informações sobre o processo licitatório pode ser consultado no site da Prefeitura, com data limite para a entrega dos envelopes no dia 10 de fevereiro, às 8h30. A abertura será no mesmo dia, às 9h.

 

Pista Nova
Em dezembro de 2019, a Secretaria de Esportes entregou uma pista de Skate, que faz parte do programa “100% Esportes para Todos” do Governo do Estado de São Paulo, no bairro Jardim Independência. O valor investido pelo Estado, com a contrapartida da prefeitura, foi de R$ 102.674,36.

O programa “100% Esporte para Todos” foca na transformação de uma sociedade mais saudável, ativa e participativa, atendendo a demanda por equipamentos esportivos que tenham a facilidade de receber diversos tipos de eventos, sem gerar maiores custos de manutenção


Novo ponto de ônibus será implantado na região Central

Janeiro 2020 - A partir deste domingo, 26 de janeiro, seis linhas do transporte coletivo urbano de Ribeirão Preto passarão a atender em novo ponto de ônibus que será implantado na rua Mariana Junqueira próximo ao cruzamento com a rua Cerqueira César, na região Central.


Com a adequação, o ponto nº 1 (rua Visconde de Inhaúma com a rua Duque de Caxias) e o ponto nº 3669 (rua Duque de Caxias com a rua Tibiriçá) serão desativados também no domingo.


O novo ponto atenderá os usuários das linhas 110 – Quintino I, 210 – Simioni, 211 – Expresso Simioni, 301 – Avelino Palma, 311 – Expresso Avelino e 401 – Vila Carvalho. Todas essas linhas terão parada de referência para controle de horário no novo ponto.


A implantação do novo ponto faz parte da adequação da distribuição das linhas de ônibus pelos pontos do Centro da cidade proporcionando mais equitatividade e melhores condições de conforto e segurança aos usuários.

 

Confira abaixo como ficarão as linhas com a adequação:

 

210 – Simioni, 401 – Vila Carvalho E 211 – Expresso Simioni: As referidas linhas deixarão de atender no ponto de parada situado à rua Duque de Caxias e passarão a cumprir referência de horários em novo ponto de parada à rua Mariana Junqueira, junto à rua Cerqueira César, percorrendo para tanto o seguinte itinerário:    

Normal até a avenida Dr. Francisco Junqueira, seguindo pelas ruas Visconde de Inhaúma, Mariana Junqueira, Cerqueira César, Duque de Caxias, retomando aí seu itinerário normal.


210 – Simioni, 211 – Expresso Simioni, 311 – Expresso Avelino e 401 – Vila Carvalho: Passarão a fazer parada no ponto nº 335, situado à rua Tibiriçá, entre as ruas Duque de Caxias e Mariana Junqueira, enquanto as linhas 308 – Marincek, 608 – Jardim Amália e 680 – Jardim Orestes Lopes farão parada no Ponto nº 2, situado à rua Tibiriçá entre as ruas Mariana Junqueira e Visconde do Rio Branco.    
 
210 – Simioni e 401 – Vila Carvalho:
Deixarão de atender no ponto de parada situado à rua Duque de Caxias, defronte à praça Carlos Gomes

 

788 – Expresso Heitor Rigon: Passará a fazer parada no ponto nº 332 (rua Duque de Caxias), juntamente com a linha 708 – Jardim Heitor Rigon.


Infraestrutura realizou limpezas em bocas de lobo no bairro Antônio Palocci

Janeiro/20120 - Nesta sexta-feira, 10, as equipes da Secretaria de Infraestrutura, responsáveis pela limpeza em bocas de lobo, realizaram os serviços no bairro Antônio Palocci, na rua Calil Jorge Neme. 

 

A via também recebeu outra benfeitoria: o tapa-buracos. Além de percorrer a região Norte, a operação atendeu também a rua Professor Dr. Nassim Iazigi e as avenidas Luiz Galvão César e Ubirajara Souza Roxo. 

 

Os serviços de reparos em galerias de águas pluviais continuaram na rua Marcondes Salgado, que recebe a zeladoria desde o início dessa semana.


Daerp implanta registro em adutora no Ipiranga para melhorar o abastecimento

Janeiro/20120 - As equipes de extensão de rede do Daerp, realizaram nesta quinta-feira, 09, a implantação de um registro em uma adutora de 250 milímetros na rua General Câmara, no Jardim Presidente Dutra, zona Norte de Ribeirão Preto. O objetivo da colocação do registro é melhorar a pressão e o abastecimento no alto do Ipiranga. 


Segundo explicou o engenheiro do Daerp, João Batista Fincoti, o registro foi implantado em uma adutora de 250 milímetros que leva água do reservatório da rua Maranhão, no Ipiranga, até o Jardim Jandaia.


A obra foi executada na altura do número 3.000, da rua General Câmara, no Jardim Presidente Dutra e tem como principal objetivo aumentar a pressão e melhorar o abastecimento no trecho entre a rua Rio Paraguaçú e avenida Rio Pardo.


Este trabalho faz parte das ações que o Daerp iniciou em agosto de 2019 na região para melhorar o abastecimento e acabar com as intermitências existentes em alguns pontos do bairro. 


Com a instalação do registro foi implantada uma pequena setorização na região permitindo que a água produzida na região do Alto do Ipiranga abasteça apenas aquela região. Já a região do Jardim Presidente Dutra ficará sendo abastecida por outro sistema. “Estamos implantando esta pequena setorização com o objetivo de melhorar a qualidade do abastecimento na região”, afirmou o engenheiro. 

Ações no Ipiranga
A implantação deste registro é a complementação das ações iniciadas pelo Daerp em agosto do ano passado na região do Ipiranga, Alto do Ipiranga e Sumarezinho, onde foi realizada a limpeza e cadastro de dezenas de registros, a substituição de 24 registros com defeitos e a localização de outros 11 que não constavam nos cadastros.


Também foi ampliada a oferta de água em 160 mil litros por hora na região. São medidas tomadas pela atual Diretoria do Daerp para resolver um problema que durava mais de 40 anos naquela região da cidade. 

 

Transerp altera plano de circulação viária na avenida Nove de Julho a partir de segunda-feira

Modificação tem como objetivo garantir melhores condições de fluidez na região

Janeiro/20120 - Com andamentos dos serviços na readequação da praça Hélio Smidt, do Programa Ribeirão Mobilidade, a Transerp divulga novo plano de circulação viária para a região levando-se em consideração o fechamento do cruzamento da avenida Nove de Julho com a avenida Portugal, sentido região Central, que ocorrerá em meados da próxima semana.


Assim, a fim de garantir a fluidez necessária para o trânsito, a Transerp inverterá, a partir da próxima segunda-feira (13), o sentido de direção da rua Marechal Rondon, no trecho entre a avenida Nove de Julho até a rua Dr. Soares Romeu, no Jardim América, na região Sul. Com a modificação, a rua Marechal Rondon passará a ser mão única da rua Bernadino de Campos até a rua Soares Romeu. Além disto, para garantir a segurança necessária, neste cruzamento começará a funcionar um novo semáforo.


Outra modificação no plano de circulação viária na região será a implantação de mão de dupla direção na rua João Godoy, entre a rua João Penteado e praça Cornélio Pires.


Assim, com o fechamento do cruzamento da avenida Nove de Julho com a avenida Portugal na próxima semana, condutores que venham por esta última, no sentido da região Sul, deverão obrigatoriamente entrar à direita na rua Quintino Bocaiuva, virar à esquerda na rua Marechal Rondon, aguardar o semáforo, e voltar pela avenida Nove de Julho ou seguir em frente até a rua João Penteado e acessar a avenida Antônio Diederichsen.


Condutores que venham da avenida Costábile Romano ou avenida Nove de Julho, sentido região Central, poderão utilizar a nova pista da avenida Antônio Diederichsen até acessar a avenida Presidente Vargas ou virar à direita na rua Dr. Soares Romeo, utilizando a rua Altino Arantes para voltar para a avenida Nove de Julho, ou acessar a avenida Portugal e virar a esquerda na rua Rui Barbosa, ou seguir em frente até chegar na Florêncio de Abreu.


 “Essas alterações diminuirão os conflitos veiculares e garantirão mais segurança para os pedestres na travessia das ruas, além de contribuir para a melhor fluidez e segurança do trânsito local com o andamento das obras do Programa Ribeirão Mobilidade na praça Hélio Smidt”, afirma o superintendente da Transerp, Antônio Carlos de Oliveira JR.

 


Secretaria atua pela valorização da Cultura em RP

Janeiro/2020 - A atuação da Secretaria Municipal da Cultura se pauta em quatro eixos de trabalho, valorização e preservação: formação, fomento, difusão e patrimônio. Neste triênio, realizou e apoiou os eventos do calendário oficial do município, com maciça participação popular. Em 2019, Encontro Nacional de Folia de Reis, Carnaval com desfiles de blocos, afoxés e maracatus, Caminhada do Calvário, Feira Nacional do Livro, Arraiá de Solidariedade, FestItália, Parada LGBT, Romaria de Nossa Senhora Aparecida e outros, contabilizaram 406.653 participantes.


A disponibilização contínua de oficinas culturais envolve os cinco centros culturais, Escola de Arte do Bosque e Casa da Cultura. Muitas destas oficinas são possíveis graças a parcerias consolidadas com Projeto Guri, Academia Livre de Música e Arte, Origem Produções, Poiesis e Governo do Estado. Em 2019, foram 3.352 oficinas para diversas faixas etárias. O público total foi de 109.299 participantes. Já nas 661 atividades de difusão cultural, foi registrado um público de 11.687 pessoas.


    O Teatro Municipal está em constante manutenção e melhorias, reforma dos camarins, adequações solicitadas pelos bombeiros, troca do tablado do palco e, recentemente, a substituição das 515 cadeiras. Manutenção de calhas, adequação elétrica, troca de cortinas, ares condicionados, som e iluminação encontram-se programados para o próximo semestre. O Teatro de Arena, que já possui projeto para restauro, encontra-se com documentação pendente na Caixa para abertura de processo licitatório para execução da obra. A Seção de Teatros recebe propostas, via editais semestrais, para compor sua agenda. De 2017 a 2019, recebeu 635 produções artísticas. Teatro, humor, dança e música reuniram 158.008 pessoas.


O Museu de Arte de Ribeirão Preto “Pedro Manuel-Gismondi” há 26 anos desenvolve um trabalho na formação de público, através de programação dinâmica, com a realização de exposições temporárias de arte contemporânea e as edições do SARP. O constante trabalho de higienização e restauração dos acervos do Complexo dos Museus culminou com o restauro de 86 obras, via ProAC, e a promoção de exposições em parceria com o RibeirãoShopping, atualmente, “Filhos do Café”. Em 5 de agosto, foi designada nova sede do Museu de Imagem e Som de Ribeirão Preto “José da Silva Bueno”, no imóvel tombado da Casa de Câmara e Cadeia.


Os destaques de 2019 são a atuação junto aos movimentos da sociedade civil no projeto piloto Ruas Abertas; a celebração dos 163 anos de Ribeirão Preto marcado por diversas atividades no Morro de São Bento em parceria com o Sesc Ribeirão Preto, que resultou na grafitagem do “Muro Tatuado”, hoje ponto turístico da cidade; a 14ª Jornada Municipal do Patrimônio e Encontro da Região Metropolitana reuniu autoridades políticas, pesquisadores e profissionais da área de preservação do patrimônio cultural; os projetos de incentivo à leitura, “Viajando com as Histórias” e “Livro, Livre, Leve e Solto” nos parques municipais, Casa da Cultura e escolas municipais; e a ativação do primeiro parklet da cidade, através do projeto “Cidade Criativa”, do Instituto Vedacit e escritório de arquitetura Maloca Querida.


Com a concretização dessas ações, a SMC, com o apoio da iniciativa privada, pretende viabilizar as soluções necessárias para a restauração dos museus e otimização do Arquivo Histórico, dando, também, continuidade ao trabalho de elaboração de políticas públicas para todas as demandas culturais, fomento e difusão.